Plataforma online tem ajudado clubes e jogadores em treinamentos e tomadas de decisão

Ao passo que o mundo vai evoluindo e se modernizando, o futebol acompanha essa caminhada lado a lado e tenta, ao máximo, se manter atualizado. Essas modernidades, diferentemente do que algumas pessoas acreditam, chegam com o intuito de melhorar o nível do desempenho dos clubes e seus jogadores, tanto nos treinamentos, quanto nos jogos mais importantes do ano.

A TacticUP é uma dessas ferramentas que já está presente nos clubes do Brasil e auxiliando na preparação de treinamentos e nas tomadas de decisão dos jogadores com e sem a bola. Nesse sentido, ela é uma plataforma para avaliação tática de jogadores de futebol, construída para melhorar processos, qualificar a formação de jogadores e otimizar a utilização de recursos dos clubes.

De acordo com o CEO da TacticUP, Paulo Márcio de Freitas, o propósito com a plataforma é levar mais conhecimento para o futebol. Além disso, também contribuir com a competitividade e desenvolvimento do esporte.

“Nosso propósito com a TacticUP levar mais conhecimento para o futebol, contribuindo com a sua competitividade e com o desenvolvimento do esporte. Além disso, atuamos como uma ponte, transferindo o conhecimento do NUPEF-UFV para o mercado em todo o mundo, com soluções tecnológicas de fácil utilização e com grande valor agregado para os jogadores, para os clubes e escolas de futebol.”
disse o CEO.

Benefícios e detalhes

Benefícios de usar a plataforma do TacticUP.
Foto: Reprodução / Relatório – TacticUP

Já usada por clubes como Grêmio, Red Bull Bragantino e Vasco, a plataforma entrega os resultados dos testes realizados imediatamente após o término dele. Além disso, os relatórios formados entregam ao treinador e ao jogador os pontos positivos e negativos do desempenho ofensivo, defensivo, com e sem a bola. Nesse sentido, é usado para aprimorar os pontos positivos e trabalhar numa melhora onde for necessário.

Outro ponto de destaque é a riqueza dos dados apresentados, com gráficos, números e a explicação do que se trata cada um dos pontos mostrados pelo resultado do teste. Justamente por isso, a plataforma inovadora já passa a ser de suma importância para o clubes do Brasil. No entanto, ela também pode ser usada por clubes de menor expressão e, até mesmo, por escolinhas de futebol que pretendem melhorar o desempenho técnico e, principalmente, tático dos seus jovens jogadores.

Exemplo de um relatório feito pela TaticUP.
Foto: Reprodução / TacticUP

Lives no YouTube ressaltam satisfação de clubes

Vídeos e lives sobre os benefícios e impressões da plataforma estão no YouTube oficial da TaticUP.

Além disso, buscando passar credibilidade não só para outras equipes, como também o público geral, a TacticUP publica diversas lives em seu canal oficial. Entre conversas com profissionais da área acerca da plataforma e da importância da tecnologia no esporte, estão também lives feitas com treinadores da categoria de base do Grêmio e do Red Bull Bragantino.

Nessas lives, os professores do Sub-12 do clube gaúcho e Sub-17 do paulista ressaltam como a plataforma lhes auxilia na hora do planejamento de treinamento, na correção de erros e na melhora nas tomadas de decisões dos jovens atletas.

“É uma ferramenta que otimiza o seu tempo de treinamento, e otimiza mesmo, porquê eu vivenciei isso na prática. […] A gente sabe que é algo a complementar tua sessão de treinamento e poder ter um olhar mais clínico e mais rigoroso para aquelas necessidades e aquilo que o teu atleta tem de melhor.” , disse Allan Barcellos, treinador das categorias de base do Grêmio.

Live com Allan Barcellos, treinador das categorias de base do Grêmio

“Com os resultados da TacticUP, a gente conseguiu ter esse olhar (sobre o treinamento) de uma maneira mais palpável, de uma coisa mais fidedigna de que o jogador representa, do que o jogador entendia do jogo e o que ele conseguia realizar. De uma ideia bem primitiva que a gente realizava antes, conseguimos melhorar o nível do nosso trabalho em 300%. […] No meu entendimento, o feedback ficou muito mais abrangente. Quando a gente teve os resultados da TacticUP e entendemos melhor o que o jogador enxergava e quais feedbacks poderíamos dar para cada um em relação ao exercício que eles estavam fazendo, a gente teve um salto de qualidade muito grande.”, disse Thiago Badari, treinador da categoria sub-17 do Red Bull Bragantino.

Live com Thiago Badari, treinador da categoria sub-17 do Red Bull Bragantino

Mas os pontos positivos não param por aí. As melhorias em cada sessão de treinamento e, consequentemente, em casa decisão tomada durante a partida são reflexos do que a ferramenta pode fazer. Como exemplo, além de auxiliar nas sessões de treinamento, ela auxilia os próprios atletas a se tornarem mais inteligentes e criativos durante a partida.

Todos os vídeos e lives podem ser acessados através do link: TacticUP (youtube.com)

Foto de capa: Reprodução / TacticUP

Resta1