Santos tem diversos clubes que o devem, saiba quais
O que se vê falar do Santos hoje é, cortes salariais dos jogadores e ações na Fifa referente a não pagamento de acordo por transferências. Por outro lado, o Santos tem um grande montante a receber, de diversos clubes do Brasil e do exterior, por conta de venda de jogadores, empréstimos e mecanismos de solidariedade.
A maioria das receitas que podem entrar nos cofres santistas e amenizar a atual situação, pode vir dos mecanismos de solidariedade, que é uma forma como a Fifa valoriza a formação dos jogadores nos clubes que o revelou. Estes valores são percentuais que acabam sofrendo variações, e, de acordo com o balanço financeiro de 2019 do Santos, que foi apresentado em 2020, vários clubes tem valores em aberto com o Santos nestas condições.
De acordo com a apresentação patrimonial santista, não é possível contabilizar quem está com os pagamentos em atraso, ou mencionar os prazos que os pagamentos podem ser feitos, apenas é mencionado os valores que o clube ainda aguardam recebimento. Um exemplo disto é a venda do zagueiro Kaique Rocha no início de 2020, que teve seu pagamento agendado para julho e dezembro deste ano. Outra situação que segue em negociações de prazo é o mecanismo de solidariedade da compra do atacante Gabigol pelo Flamengo. Na negociação, o Santos teria mais de R$ 3 milhões a receber, e os prazos estão sendo negociados. A diretoria santista analisa com muita cautela os contratos de venda e empréstimo de jogadores dos últimos anos, para encontrar outros casos que se enquadrem no mecanismo de solidariedade, que ainda não foram pagos, para poder cobrar seus devedores e gerar receita ao clube.