Zidane conhece o gosto da derrota na Champions como técnico do Real

Zinédine Zidane, como jogador, teve uma carreira espetacular em meio a títulos, gols e brilhantismo. Na sua fase como técnico não está sendo diferente. Sob o comando do Real Madrid já levou Champions League, La Liga, Mundial de Clubes e mais. Mas nesta semana conheceu uma experiência que não estava acostumado, cair nas oitavas de final da Champions.

Após 40 jogos na UCL, comandando os merengues, Zidane caiu na competição depois de uma partida em que o Real Madrid foi derrotado pelo Manchester City por 2 a 1, sendo que na partida de ida perdeu pelo mesmo placar. Mesmo com essa derrota, Zizou não deixou de lembrar que a temporada do seu clube foi ‘95% aproveitada’. Antes da paralisação – devido ao coronavírus – o Real estava sendo mediano nas competições que vinha participando, e depois da volta, tirou o campeonato espanhol do seu maior rival, Barcelona, com rodadas antecipadas.

Ainda com essa eliminação na maior competição de clubes do mundo, a carreira do francês como técnico não deixa de ser vitoriosa. Foi anunciado como técnico do time principal de Madrid no dia 4 de janeiro de 2016 após a demissão de Rafa Benítez, e nesse mesmo ano levou os Blancos ao título da UCL, se tornando o único a ganhar o torneio continental como jogador e como técnico. Seguindo uma sequência de três orelhudas como comandante dos espanhóis.

Zizou é o único técnico da história do Real Madrid a faturar quatro títulos em uma só temporada. Conquistou duas Supercopas da UEFA consecutivas; um campeonato espanhol; e venceu dois mundiais de clubes fazendo um feito que só ele tem, ganhar um Mundial como jogador e técnico, ambos pelo clube merengue. E comandou a maior série invicta do campeonato espanhol, com 40 jogos sem perder e alcançou a marca de 73 jogos com o time, marcando ao menos um gol em cada confronto.

No entanto, após levar sua terceira orelhuda com o time, surpreendeu a todos quando anunciou sua saída do comando merengue no dia 31 de maio de 2018. E com a saída de Zidane, juntamente com a de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid passou pela temporada 2018/2019 com muitas complicações, e não levou a Champions e nem a La Liga, e com a passagem de dois técnicos, Julen Lupetegui e Santiago Solari. Até que depois da derrota humilhante dos Blancos diante do Ajax, no Santiago Bernadéu, por 4 a 1, Zizou anunciou a sua volta como técnico do Real, dando esperança aos torcedores de que viria outra sequência de títulos. Mas na temporada 2019/2020, a UCL não veio, com uma queda inédita do comandante francês nas oitavas, mas que conseguiu arrancar o campeonato Espanhol do time catalão.

Foto de capa: Reprodução/Terra