|

31/10/2002, o dia da maior goleada da história do futebol

Na última semana, a história do jogo entre Flamengo e Greminho (56 a 0) pelo Campeonato Carioca Feminina entrou em voga, mas iremos contar sobre o dia em que aconteceu o maior placar do esporte mundial e foi em Madagáscar

 

AS Adema e SOE Antananarivo disputavam na cidade de Toamasina (principal porto do país e localizada no centro da costa leste), o que deveria ser somente um jogo dos playoffs do Campeonato Malgaxe. Entretanto, na partida anterior o campeão na época (o time da capital) enfrentou o DSA Atsimondrano e o empate aconteceu através de um pênalti inexistente.

O juiz da partida anterior era o mesmo do embate atual (Benjamin Razafintsalama), e o treinador do SOE (Ratsarazaka) afirmou que o Adema seria beneficiado, assim o campeão nacional. Os jogadores obedecendo às ordens do técnico e do zagueiro Mamisoa Razafindrakoto (na época da seleção nacional) começaram a fazer gols contra no embate.

A torcida presente no estádio municipal procurava o reembolso. O SOE Antananarivo (perdeu 149 a 0) e foi punido com dez anos de exclusão dos campeonatos nacionais (até hoje não voltou). O treinador (três épocas) e o defensor, além de Manitranirina Andrianiaina (capitão), Nicolas e Dominique sofreram sanções (até o final do ano).

Apesar do resultado elástico, a FIFA não reconhece, pois a construção foi feita de uma maneira duvidosa. Vale ressaltar que o juiz do embate não foi punido pela Federação Malgaxe de Futebol. O AS Adema na época conquistou seu primeiro título e ao total tem três (2006 e 2012). Atualmente o CNaPS Sports tem o domínio com seis conquistas seguidas.

A marca válida até o presente momento é do jogo entre Arbroath e Bon Accord (36 a 0), em seguida vem Dundee Harp e Aberdeen Rovers (35 a 0, ambos os jogos em 1885 pela Copa da Escócia). No terceiro lugar, Austrália e Samoa Americana (31 a 0, 2001 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo) e finalizando Taiti e Ilhas Cook (30 a 0, 1971 pelos Jogos do Pacifico Sul).

 

Foto de capa: AS Adema/Madagáscar.