Especial

Américo Gallego não é mais o técnico do Panamá

O treinador assumiu a equipe em agosto de 2019 para substituir Dely Valdés e classificar a seleção para o Mundial de 2022. Contudo, não resistiu por muito tempo e foi demitido na última terça-feira.

Em 2018, a Seleção Panamenha escreveu um dos capítulos mais importantes de sua história ao participar de sua primeira Copa do Mundo, na Rússia. Contudo, apesar da conquista da vaga no torneio ter sido marcante e considerada heroica, a campanha não foi tão bem assim. O Panamá havia perdido as três partidas que disputou no grupo G (contava com Bélgica, Inglaterra e Tunísia), mas pouco importava; somente pelo fato de ter feito história, os integrantes da seleção sentiam orgulho e sabiam que era possível evoluir cada vez mais. Destarte, depois da saída de Hernán Bolillo Gómez, treinador do time em 2018, a busca por outro técnico se tornou o novo objetivo do Panamá.

Novo treinador

De início, dois interinos comandaram a equipe: Gary Stempel e Dely Valdés. Depois de suas passagens, a busca se encerrou; Américo Rubén Gallego seria o novo comandante da Seleção Panamenha de Futebol. O argentino estava parado desde 2015 (seu último trabalho havia sido no Newell’s Old Boys-ARG) e acumulava passagens por River Plate e Independiente, ambas vitoriosas. Além disso, Gallego nunca tinha treinado uma seleção e, naquele momento, teria o desafio de levar o Panamá ao Qatar, palco da Copa de 2022. Para isso, o primeiro teste a ser passado era o da recém-criada Liga das Nações CONCACAF. Os resultados dentro da competição seriam considerados para a participação do Panamá nas eliminatórias, o que reforçava a importância do torneio.

Desempenho ruim e demissão

Gallego em jogo do Panamá.(Arnulfo Franco/AP)

No grupo A da Liga A, o Panamá enfrentou Bermuda e México com confrontos de ida e volta; no total, foram 4 partidas disputadas e 3 pontos somados, uma vitória, três derrotas e saldo de gols de -4. O trabalho de Américo não estava dando certo e, na última terça-feira (14|04), sua demissão foi confirmada. A Federação Panamenha de Futebol (FEPAFUT) atribuiu a decisão ao impacto econômico gerado pela pandemia de COVID-19. Ademais, afirmou que estava negociando as condições para finalizar a relação de trabalho com Gallego e sua comissão técnica.

Foto de capa: Agência Imago7.

Tags: Panamá
João Amaral

Possível jornalista no futuro, carioca e torcedor nas horas vagas.  

Últimos Posts

Na mira do Liverpool, Isak recebe proposta astronômica do Al-Hilal

Na mira do Liverpool, o sueco Alexander Isak, do Newcastle, recebeu uma proposta astronômica do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Segundo…

26 de julho de 2025

Dono do Inter Miami revela insatisfação de Messi com a MLS e preocupação por renovação

O empresário Jorge Mas, um dos donos do Inter Miami, revelou que Messi estaria extremamente insatisfeito com a MLS. O…

26 de julho de 2025

Atacante do Palmeiras, Paulinho notifica o Atlético-MG por dívidas

O atacante Paulinho, do Palmeiras, foi mais um a notificar extrajudicialmente o Atlético-MG por conta de dívidas. De acordo com…

26 de julho de 2025