MF em Ação

As Ilhas Maldivas, um lugar de sonho para muitos viajantes do futebol

O país iniciou o processo de aperfeiçoamento no futebol na década de 1940, o esporte lá ainda é semi-profissional, no entanto tem muitos estrangeiros e turistas jogadores que procuram o sonho de férias tranquilas, outros com objetivo de jogar

 

Muitos se devem perguntar, o por que desta matéria? Ao questionarmos muitos dos atletas (confira nossas entrevistas) um lugar que querem viajar na vida ainda, a maior parte coloca as Ilhas Maldivas como o local dos sonhos. Próximo ao Sri Lanka e a Índia, o país tem mais de 300 mil habitantes e 1200 ilhas (sendo 200 delas habitáveis e 70 com o objetivo de congregar todos os seus turistas), a capital é Malé. O país ficou independente da Inglaterra em 1965 e não é tão fácil chegar primeiro tem que ir a Dubai (Emirados) para depois pegar o hidroavião com destino a Malé (um dia de viagem).

Depois da introdução vamos falar do futebol, o país ainda era dominado pelos britânicos, mas os turistas jogavam e tornaram o esporte mais tradicional das ilhas. Em 1979 o primeiro jogo oficial com as Ilhas Seychelles, o placar de 9 a 0, com o objetivo de crescimento formularam três anos depois, a Federação Nacional que se filiou a FIFA em 1986. As primeiras disputas de campeonato foram a Copa da Ásia em 1996 e as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1998 (com duas goleadas, do Irã de 17-0 e da Síria 12-0). Os investimentos ao decorrer dos anos trouxeram o empate contra a Coréia do Sul, o título da Copa SAFF em 2008 e o 3º lugar da AFC Challenge Cup.

Sobre os clubes, a primeira divisão se chama Dhivehi League existindo desde 1970 (o formato atual de oito equipes persiste desde 2000), o maior campeão é o Victory SC (tem 21 títulos, sendo o último em 2011), os destaques são o zagueiro espanhol Joaquín Cañas e os atacantes Ángel Carrascosa e o brasileiro naturalizado timorense Pedro Henrique, o maior feito do clube foi a segunda fase da Liga dos Campeões da Ásia em 1998. No entanto quem representa melhor o futebol maldivo é o New Radiant SC, se tornou duodecacampeão esse ano (sendo os últimos em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017).

Quando se fala em competições continentais, o clube vai mais longe, como chegar a semifinal da AFC Cup 2005 (melhor resultado do país) e ser eliminado por um time jordaniano. Além disso em 2013 foi até as quartas-de-final, a equipe conta com o treinador espanhol Oscar Bruzon, o meia Candela (com passagem pelo Albacete), o atacante Guillem Martí (com passagem pelo Tenerife) e o zagueiro Jorge Gotor (com passagem pelo Real Murcia), além de um afegão, consta-se que a maior parte da seleção maldiva participa deste elenco, o astro chamado de Homem de Ferro Ali Ashfaq, é a liderança.

O Club Valencia segue atrás com cinco conquistas, sendo que em 2000 chegou a 2ª fase da Liga dos Campeões da Ásia foi eliminado pelo Kashima Antlers, o destaque vai para o atacante ucraniano Valeriy Gryshyn (revelado no Shakhtar Donetsk). O bi-campeão Club Lagoons criado em 1982 parou de competir em 1997, porém os organizadores daquele time compraram o VB Sports que conquistou o título nacional em 2010, depois disso a equipe alterna nas divisões inferiores do país. O Maziya campeão em 2016 contém o goleiro italiano Mauro Boerchio (com passagem pelo Bari), o lateral-esquerdo sérvio Milos Kovacevic e o atacante são-vicentino Cornelius Stewart.

Foto de capa: Seleção das Ilhas Maldivas.

Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Sendo apenas a quarta opção do elenco, Santos empresta lateral ao Sport

Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…

2 de julho de 2025

Técnico destaque nas categorias de base do Brasil, Allan Barcellos ministra aulas sobre treinamento técnico, tático e estratégico para a Licença A da CBF Academy

Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…

1 de julho de 2025

Cria do Santos e do Atlético MG, Alex Fernandes atinge marca de 100 jogos profissionais e celebra carreira na Europa: “Muito abençoado”

Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…

28 de junho de 2025