As situações dos campeonatos ao redor do mundo
Após o surto de COVID-19 ao redor do planeta, muitos torneios de futebol foram afetados em função da tentativa de impedir a transmissão do vírus; competições foram adiadas, ligas correm o risco de acabar sem campeão e jogos sem torcida são alguns dos resultados. Nesta matéria, ficará claro como estão os campeonatos pelo planeta. E, lembre-se, fique em casa.
Torneios europeus

(UEFA)
A Champions League, competição que foi uma das primeiras prejudicadas, permitiu que parte das partidas de volta das oitavas de final fosse disputada, mas sem torcida. A outra parcela de jogos, foi deixada para depois, em razão da propagação da doença; Manchester City e Real Madrid, Juventus e Lyon, Bayern de Munique e Chelsea, Barcelona e Napoli, todos não jogaram. Além das finais (Europa e Champions League) também serem adiadas, a UEFA estuda utilizar o formato de jogo único na semifinais. A Eurocopa, outra competição europeia, também foi adiada, mas para 2021.
Ligas nacionais europeias
Na Itália, local mais atingido pelo coronavírus, a Federação Italiana de Futebol estuda três opções: jogar com o formato de playoffs (mata-mata), manter a tabela como está (Juventus campeã) ou não declarar campeão nesta temporada, não concluir a competição.
Enquanto isso, na Espanha, nesta segunda-feira, a La Liga e Federação Espanhola de Futebol anunciaram, em conjunto, que o calendário do futebol espanhol foi adiado até novo aviso. Os jogos haviam sido adiados por duas semanas e voltariam, inicialmente, no dia 3 de abril.
Na França, a Liga de Futebol Profissional, que organiza os torneios das três divisões do futebol francês, fez o anúncio da suspensão de todas as competições no último dia 13. Antes do presidente francês, Emmanuel Macron, anunciar o fechamento de escolas e universidades até segunda ordem no dia 12, os jogos seriam com portões fechados.
Na Alemanha e na Inglaterra, ambos os campeonatos foram suspensos; contudo, a Premier League pode não ser concluída e o Liverpool não seria nomeado campeão, apesar de liderar com folga na tabela.