Especial

Brusque perde três pontos e é multado por injúria racial

O Brusque foi julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pelo caso de injúria racial sofrido por Celsinho, do Londrina. Tanto o clube quanto um dos conselheiros responderam por ato discriminatório contra o jogador da equipe paranaense.

Além da suspensão e da perda de três pontos na Série B, ambos foram multados pelo STJD. O Brusque também terá que arcar com uma multa de R$ 60 mil. Além disso, o conselheiro Júlio Antônio Petermann foi suspenso por 360 dias e multado em R$ 30 mil.

No dia 28 de agosto, o jogador afirmou ter sido chamado de macaco por um membro do staff do Brusque. Na súmula da partida, foi relatado pelo árbitro Fábio Augusto Santos que o jogador ouviu a frase “vai cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha”, onde Petermann foi identificado como autor.

Após o ocorrido, o Londrina divulgou em suas redes sociais o vídeo onde é possível ouvir o grito de ”macaco”. Esta foi uma resposta dada ao clube catarinense, que anteriormente havia chamado Celsinho de ”oportunista”, ao denunciar o caso de racismo. Posteriormente, o clube voltou atrás e se desculpou.

Neste caso, o STJD concluiu que as provas apresentadas não garantem que a palavra ”macaco” tenha sido dita, mesmo com a perícia de um especialista.

O clube e o conselheiro foram enquadrados no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito.”

Mateus Moreira

Mineiro, apaixonado por futebol. Jornalista em formação pela UFMG.

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025