André-Pierre Gignac foi anunciado como o principal reforço do Tigres do México em junho de 2015. Uma transferência que surpreendeu a todos, pois o atleta estava no Olympique de Marselha um time da Europa e francês preferiu o desafio ao invés da acomodação e se transferiu para um time do México que não é tão conhecido e está em uma liga inferior.
A princípio a opção pelo futebol mexicano mostrou-se um tanto quanto inusitada. Aos 29 anos, Gignac tinha sido vice-artilheiro do campeonato francês com 21 gols, pelo Olympique de Marselha, seu clube de coração. O francês ficou atrás somente de craques do futebol como Edison Cavani e Zlatan Ibrahimovic. Ele tinha propostas para jogar na Europa, mas preferiu jogar no time da América Central.
A transferência de Gignac já faz 5 anos, e ele já se tornou uma figura muito importante para o Tigres. Com gols em finais e vários títulos ganhos pelo clube, o astro francês mergulhou de cabeça no México se transformando em uma pessoa carismática por onda passa em solo mexicano.
O atleta está marcado na história do Tigres não só pelos gols feitos no Mundial de Clubes em cima do Palmeiras (1) e do Ulsan (2). Outros gols importantes também foram marcados pelo francês. Curiosamente o primeiro gol de Gignac foi marcado justamente contra um time brasileiro. Na Libertadores de 2015, o ídolo francês balançou as redes contra o Internacional, eliminando os gaúchos.
O título da América não venho nesta ocasião, mas a relação de Gignac com o Tigres só aumentava. Após quase seis anos da sua chega o francês bateu recordes no time mexicano e consolidou a equipe como potência nacional. Conquistou quatro títulos da Liga MX e a tão esperada ConcaChampions, a primeira do time. No torneio internacional Gignac terminou como artilheiro com 6 gols e como melhor jogador da competição.
Ele é o maior artilheiro da história do Tigres com devastadora marca de 143 gols em 238 partidas, além de vários prêmios individuais. A identificação do francês com o clube é gigantesca, e seu nome é dos mais frequentes na cidade até nomes de bebês nascem com o nome do atleta.
Após a conquista da ConcaChampions, o Tigres partiu rumo ao Catar para a disputa do Mundial de Clubes. Gignac e companhia tem a difícil missão de fazer história no outro lado do mundo, conquistando o Mundial de Clubes em cima do Bayern de Munique na próxima quinta-feira.
Um companheiro de clube de Gignac, José Francisco Torres o comparou com Kobe Bryant confira:
“Ele é o melhor jogador do México no momento. Ele é o mais bem pago e vale cada centavo. Ele é fera, como o Black Mamba só que no futebol”.
Foto de destaque: Fadi El Assaad – FIFA/FIFA via Getty Images
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…