Casillas põe ponto final na sua carreira

Aos 39 anos de idade, Iker Casillas anunciou nesta terça-feira (04) o fim da sua longa e vencedora carreira de 22 anos no futebol. O goleiro finalizou sua jornada no FC Porto de Portugal, onde jogava há cinco anos, mas não entrava em campo desde maio de 2019, quando sofreu um infarto do miocárdio durante um treino do clube português e foi submetido a um cateterismo, a última vez que disputou uma partida foi no dia 26 de abril de 2019.

O anúncio da aposentadoria de Casillas foi feito por ele mesmo em sua rede social. Escreveu palavras sobre sua carreira e agradeceu a sua família e clubes por onde atuou. O goleiro recebeu homenagens do seu time do coração, Real Madrid, do Porto e da comandante maior do futebol, FIFA. Iker é considerado um dos melhores goleiros do mundo, imagens dele como capitão e levantando os troféus que conquistava são bem comuns.

O jogador é o segundo espanhol com mais partidas oficiais disputadas com o número de 1125, atrás apenas de Xavi Hernández que contabilizou 1135 jogos. O guarda-redes também é dono do recorde de 102 partidas na qual não sofreu gols, uma estatística jamais quebrada por outro jogador desta posição. Fora que é o goleiro com quatro sequências invictas com a camisa da seleção espanhola, foram 817 minutos sem ser vazado, sua sequência é a segunda melhor, perdendo apenas para Dino Zoff que permaneceu 903 minutos ileso quando defendia a Juventus. Ele também tem uma marca de 952 minutos sem permitir que a bola do adversário entrasse, esse número o deixou com a maior invencibilidade do futebol profissional da Espanha.

Casillas foi campeão em 19 oportunidades que teve, tanto dentro quanto fora do território espanhol, é o único capitão a completar o ciclo de títulos, tanto por clube quanto por seleção. Pelo Real Madrid, na qual foi jogador de base e passou para o time principal em 1997 – no entanto, só jogou sua primeira partida em 1999 – conquistou cinco Campeonatos Espanhóis; duas Copas do Rei da Espanha; quatro Supercopas da Espanha; e levantou a famosa orelhuda três vezes, quando ajudou o clube merengue a ser campeão da Champions League;  mas só levou um Mundial Clubes. Também com a camisa do Real, o arqueiro faturou prêmios individuais, foi eleito o melhor goleiro do mundo entre 2008 e 2012 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol); além de ter sido escolhido para a equipe da UEFA nos anos de 2007 a 2012, e ainda foi indicado a Bola de Ouro FIFA no mesmo período.

Enquanto jogou pelo Porto, foi uma vez campeão do Campeonato Português. Já pela seleção da Espanha faturou duas Eurocopas e a sonhada Copa do Mundo em 2010, onde os espanhóis levaram o título com um gol de Andrés Iniesta. Em 2019, após seu infarto, Casillas anunciou que iria concorrer às eleições para presidente da Federação Espanhola de Futebol, o que acabou desistindo.

O agora ex-jogador não compartilhou o que irá fazer após o anuncio de aposentadoria, mas sabe que o Porto e o Real Madrid – que chamou Iker de o melhor goleiro da história do clube e da Espanha – abriram suas portas para ele caso pense em outra função nos clubes.

Foto de capa: Reprodução/G1