Com o fim da LaLiga, já podemos listar os jovens jogadores que tiveram certo destaque na competição nesta temporada. A lista conta com jogadores que de certo modo já são badalados, mas também atletas que ainda buscam o seu espaço no cenário espanhol.
Ansu Fati (Barcelona)
Cria de La Masia, o jovem ganhou espaço time principal nesta temporada. Aos 17 anos é a sensação da Catalunha e chama atenção de vários clubes de fora da Espanha, recentemente o Manchester United demonstrou interesse no jogar. O Barcelona por outro lado pediu 170 milhões de euros para liberar a jovem promessa. Com as várias lesões que Dembélé vem tendo nos últimos meses e o pouco protagonismo de Antoine Griezmann, Fati vem ganhando espaço e trazendo bastante recurso para o Barcelona, especialmente em jogadas mano a mano.
Isak (Real Sociedad)
Rotulado no incio de sua carreira como o novo Ibrahimovic, antes de ganhar espaço na Real Sociedad o sueco passou pelo AIK Stockholm (clube formador), foi comprado pelo Borussia Dortmund e emprestado ao Willem II Tilburg. Em Anoeta, ele disputa vaga na maioria das vezes com o brasileiro Willian José. Inclusive fez parte do time titular que eliminou o Real Madrid da Copa del Rey em pleno Santiago Bernabéu.
Federico Valverde (Real Madrid)
Uma das boas surpresas que o Real Madrid teve nesta temporada. O uruguaio que foi comprado pelo clube em 2016, jogou no Real Madrid B (Castilla) e depois no Deportivo La Coruna por empréstimo antes de começar a ter sucesso nos merengues. Umas das suas principais características dele é ser uma meia ‘box-to-box’, algo agrada muito Zidane. O técnico francês usa o jogador com bastante frequência, já que ele pode fazer todas as funções na faixa central do campo.
Emerson (Betis)
O lateral brasileiro caiu como luva e logo se adaptou time do Betis, onde joga por empréstimo. Revelado pelo Atlético Mineiro, o jovem foi contratado pelo barcelona por 12,1 milhões de euros em 2019. Com presença carimbada nas seleções brasileiras de base, Emerson já foi convocado também por Tite para a seleção principal. Muito em breve poderá ter sua chance no clube catalão.
Unai Simón (Athletic Bilbao)
Após a saída de Kepa Arrizabalaga o clube basco usou outro jovem para substituir na posição. Aos 22 anos e figurando na lista dos melhores goleiros do Campeonato Espanhol, atrás de outros mais badalados, Unai disputou 34 partidas no Campeonato Espanhol e dessas em 13 não sofreu gols.
Odegaard (Real Sociedad)
Contratado ainda muito jovem pelo Real Madrid, o norueguês rodou bastante buscando espaço e tentando continuar sua evolução. Real Madrid B (Castilla), SC Heerenveen, Vitesse e agora Real Sociedad sãos os clubes onde Martin passou por empréstimo. Aos 21 anos finalmente o meia começa a despertar interesse do Real Madrid em lhe ter no elenco, o problema é a concorrência para a posição. Devido a crise causa pelo coronavírus que causará um mercado de transferência pouco movimentado, é esperado que Martin Odegaard passe mais um ano emprestado na Real Sociedad antes de voltar pra o clube da capital.
Salisu (Valladolid)
Zagueiro ganês de apenas 21 anos, titular no time do Valladolid e já desperta interesse de vários times do continente europeu. O clube inclusive sabendo do sucesso que o jovem vem fazendo e das ofertas que provavelmente chegarão, já contratou um substituto caso ele saia, o zagueiro Javi Sánchez do Real Madrid. Salisu se destaca principalmente pelo forma física, rapidez e maturidade.
Óscar Rodríguez (Leganés)
Revelado e ainda pertencente ao Real Madrid, Óscar segue em sua segunda temporada emprestado ao Leganés. Um meia de bastante qualidade no toque e bom aproveitamento em cobranças de falta. Clubes da Espanha e de fora já procuram se informar sobre o jogador, muito provavelmente o Madrid lhe emprestará novamente, dessa vez para uma equipe com maiores ambições.
Ferran Torres (Valência)
Ponta direita de muita qualidade, titular indiscutível na equipe. Com 21 anos Ferran decidiu que não renovará seu contrato e muito em breve deixará a equipe, resta saber para qual time irá. De acordo com a mídia espanhola chovem ofertas pelo atacante, que com o contrato próximo do fim, sairá com um preço menor do que seria em condições normais.
Kubo (Mallorca)
Jovem promessa japonesa atualmente emprestado ao Mallorca pelo Real Madrid. Kubo passou um período quando era mais novo na base do Barcelona, fator esse que lhe ajudou na adaptação. Na atual temporada, é um dos destaques do clube, muito provavelmente irá para uma equipe de maiores ambições na próxima temporada. O futuro do jogador ao que tudo indica sera no Real Madrid, sabendo da promessa que tem em mão Florentino Pérez blindou o japonês com uma cláusula de rescisão de 250 milhões de euros.
Vinicius (Real Madrid)
Da lista com certeza o mais badalado, mesmo que ainda busque espaço em alguns momentos. Não é titular com frequência devido a grande concorrência na posição, mas sempre que entra deixa um bom impressão no Real Madrid. Um dos mais promissores de sua geração, Vinicius tem tudo para ter grande sucesso no clube merengue. Já foi destaque nas seleções de base do Brasil, o ex-flamengo busca agora se consolidar no Real Madrid e buscar mais oportunidades na seleção Brasileira.
Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…
Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…
Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…