Conheça o Forest Green Rovers, o primeiro clube vegano da história do futebol
O Forest Green Rovers é um pequeno clube inglês, que atualmente disputa a quarta divisão do seu país e tem uma história bem peculiar: é o primeiro clube totalmente vegano da história.
O clube começou a ajudar nas causas animais em 2010, quando foi comprador por Dale Vince, que é um empresário do ramo da energia elétrica limpa. Além disso, Dale é ativista do veganismo e por isso mudou de vez o dia-a-dia do modesto clube inglês.
Desde 2011 o clube tirou de vez as carnes do cardápio dos jogadores e até dos funcionários do clube. Em 2015 ele optou também por cortar produtos derivado do leite e peixes em geral. Isso fez com que o clube se transformasse no primeiro time totalmente vegano da história do futebol.
Os atletas não são obrigados a seguir a dieta vegana fora dos recintos do clube, mas a maioria segue e apoia o movimento. Muitos jogadores já deram entrevistas falando que se sentiram melhor após aderirem a dieta, e que não se arrependem de terem mudado de vida.
Estádio do Forest Green Rovers
O atual estádio do FGR conta com placas de captação de luz solar, para gerar uma energia limpa que é fornecida ao estádio. A grama é orgânica e adubada com algas do mar, ao invés de esterco de animais, e o sistema de irrigação da grama também é sustentável e reutiliza água da chuva.
Fora todo o sistema sustentável do estádio, o estacionamento contém lugares para abastecimento de carros movidos a energia. Torcedores do Forest Green, que tem carros elétricos, podem recarregar os seus automóveis enquanto assistem ao jogo.