Em Portugal desde os nove anos, luso-brasileiro vai para nova etapa na Espanha
Marquinhos é um zagueiro brasileiro que vive na Europa desde os nove anos de idade, bem positivo e determinado nas suas ambições futebolísticas, ele conta um pouco da sua trajetória. Perguntado se pensa em voltar ao Brasil, ele respondeu que, por hora, isso está fora de cogitação:
“Comecei a jogar futebol em escolinhas, a partir dos cinco anos de idade, no Brasil. Foi aí que começou a minha paixão pelo futebol. Fui para Portugal com nove anos, e por lá me federei e iniciei a busca pelo sonho. No momento, a minha vida é toda feita aqui na Europa, estou bem instalado, tenho mais anos vivendo aqui do que no Brasil, e por isso não penso em retornar ao Brasil por agora, mas sinto muita falta da família que está toda lá.“ – disse
Da mesma forma que a base é importante para a formação, ela, muitas vezes, traz dificuldades. Para Marquinhos não foi diferente, oscilações aconteceram e ele teve que passar por cima delas:
“É sempre uma fase um pouco mais complicada.. de muitas incertezas.. de muitos aprendizados.. uma fase de cair e levantar.. que me ajudou muito no meu crescimento como homem e jogador. ”
Confira outras partes da entrevista:
Qual jogador te inspirou a jogar futebol? Qual seu ídolo atualmente?