Entrevista com o volante Leandro Vilela, do Vitória de Setúbal

Leandro Vilela Sales Teixeira, nascido na cidade de Curitiba no Paraná no dia 29 de junho de 1995. Tem passagens por clubes tradicionais do futebol brasileiro como: Vitória, Paraná e JMalucelli. Atualmente defende as cores do Vitória de Setúbal, de Portugal. O meio-campista irá conceder entrevista ao site Mercado do Futebol

 

MF- Nascido na capital paranaense, conte um pouco da sua trajetória até se integrar nas categorias de base do Paraná Clube.

Leandro – Sou oriundo do futsal, onde me apaixonei pelo futebol e por competir. Iniciei no futsal do Coritiba, onde fiz a transição pro futebol de campo do mesmo, depois passei um ano em outro time de Curitiba, chamado Nacional. Aos 15 anos cheguei a categoria de base do Paraná clube, onde foi a minha casa por 8 anos.

 
Foto: Paraná Clube.
 

MF- Realizou sua estreia no profissional em 2014, marcando o primeiro gol contra o Luverdense na Série B daquele mesmo ano. Comente sobre sua experiência nesse período e a emoção de realizar um sonho logo aos 19 anos de idade

Leandro – Na verdade realizei minha estreia no profissional do Paraná no ano de 2012, com apenas 17 anos, onde o Paraná se encontrava na segunda divisão paranaense. Voltei ao profissional no ano de 2014 onde realizei um sonho de fazer meu primeiro gol como profissional. Foram dias de muito entusiasmo, pois ainda realizei 10 partidas pela Série b do brasileiro. Dividia vestiário com jogadores que sempre admirei muito, como o Lúcio Flavio e o goleiro Marcos, pessoas essas que me ajudaram muito no meu processo do profissional.

 
Foto: Paraná Clube.
 

MF- No ano de 2016, foi emprestado ao JMalucelli para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Apesar da rápida passagem, o que de melhor a equipe de Curitiba acrescentou em sua carreira?

Leandro – Foi um período super importante e de grande amadurecimento, pois me ajudou a abrir os olhos para a minha realidade e onde queria chegar.

 

MF- Em 2017 atuou por 44 partidas da equipe na temporada, sendo importante para a conquista do acesso rumo a primeira divisão do futebol brasileiro. Qual foi sua emoção ao levar o Paraná clube de volta a Série A após 10 anos distante? O quão importante foi esse trunfo para sua carreira?

Leandro – No ano de 2017 foi um ano fantástico, atuei em mais de 40 partidas na temporada, algo que era novo pra mim. Fui em alguns jogos fundamentais da equipe, apesar de ser um dos mais novos do elenco, eu era do time titular o que tinha mais tempo de clube. Eu realizei um sonho meu, compartilhado com meu pai. Torcemos pelo Paraná desde de crianças e nunca imaginei que eu faria parte de um grande processo na história do clube. Terminei a temporada na seleção do campeonato da Série B, onde recebi proposta de um grande clube brasileiro.

 

MF- Na Série A da temporada seguinte, participou de 30 jogos do Paraná, dando uma assistência na competição. Atuando diante os melhores jogadores do futebol brasileiro, o quanto isso contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal? Na sua opinião, qual foi a melhor atuação do Leandro vestindo a camisa Paranista em toda sua trajetória?

Leandro – Em 2018 foi um misto de sentimentos, a parte feliz foi por disputar a Série A, jogar contra vários craques, em estádios históricos, consegui números importantes na temporada, ser capitão e outras coisas. Mas a mancha maior foi pelo nosso rebaixamento, algo doloroso, pois eu sofri na pele, sendo da cidade e torcedor do clube. Vendo nosso time não conseguir a permanência.

 

MF- Na atual temporada, chegou para ser uma das novidades do Vitória para a disputa do estadual. Entretanto, não obteve muitas oportunidades dentro da turbulência que vem enfrentando o Leão nos últimos anos. Na sua opinião, quais fatores determinaram as poucas atuações com a camisa do Vitória e os más resultados da equipe até aqui?