1 – Ronaldo, nasceu em Santa Catarina e no começo da sua carreira foi para a Itália, como foi sua adaptação? O que mais te inspira para seguir no esporte?
R: Eu vim com outros brasileiros, morávamos todos juntos e no começo frequentávamos uma escola para aprender a língua e cultura italiana, a parte mais difícil foi ter ficado longe da família mas a paixão pelo futebol e o sonho de se tornar jogador ajudaram a superar as dificuldades. A minha inspiração é que estou realizando o meu sonho de criança e por isso nos treinos e jogos sempre tento dar o máximo.
2 – Desde que chegou na Itália, jogou em vários clubes e passou por várias divisões do futebol Italiano, há uma grande diferença na estrutura de uma equipe da série C e de uma equipe da série A?
R: Na serie C eu joguei somente 5 meses mas já deu para perceber a grande diferença que tem entre A e C, mas agora estou no Novara time da Serie B que tem uma estrutura muito boa e nos últimos anos foi considerada uma das melhores da Itália (NOVARELLO), mas já joguei em times na B que a estrutura não era tão boa.
3 – Jogou pelo Empoli e pelo Salernitana, as duas equipes disputam a série B do campeonato Italiano, como você avalia sua passagem pelas equipes?
R: Bem a minha passagem pelo Empoli foi ótima, tive o privilegio de ser treinado pelo Maurizio Sarri um dos melhores treinadores da atualidade e naquele ano conseguimos o acesso para a serie A, mesmo não tendo jogado com continuidade foi um ano importante para mim, já na Salernitana joguei 1 ano e meio com continuidade, nos primeiros 6 meses conseguimos ficar na serie B que foi uma conquista porque em janeiro a Salernitana estava na zona de rebaixamento, no ano seguinte fizemos um bom campeonato e tivemos ate a oportunidade de participar dos play-off mas foi um ano positivo para mim.
4 – Teve a oportunidade de defender o Lazio, como foi a experiência?
R: A minha experiencia na Lazio foi um pouco estranha, quando eu assinei com a Lazio fui emprestado diretamente para a Salernitana aonde fiquei por um ano e meio e em julho de 2017 vim para Novara, não tive a oportunidade de jogar pela Lazio.
5 – Qual você acredita ser o melhor momento da sua carreira até hoje? Como jogador, qual o maior sonho que você quer realizar?
R: Então, o melhor momento da minha carreira foi na Pro Vercelli time da Serie B, mesmo se naquele ano eu acabei machucando o joelho eu consegui chamar a atenção de alguns clubes e no ano seguinte tive a oportunidade de voltar para o Empoli aonde fiz minha estreia na Serie A. Bem um dos meus sonhos eu já consegui realizar que era se tornar jogador profissional, agora quero voltar para a Serie A e depois quem sabe um dia tentar chegar na seleção, mas sou consciente não será fácil.
6 – Para o futuro, pensa em jogar em algum clube Brasileiro ou seguir para algum outro país da Europa?
R: Um dia quero jogar no Brasil sim, agora não sei dizer em qual time porque tem muitos times bons, mas antes tenho a intenção de jogar em outro pais na Europa, Espanha ou Inglaterra.
7 – Quais suas expectativas para o ano do Novara? E Individualmente, o que você espera para 2018?
R: Aqui já jogamos 7 jogos do returno e no momento não estamos passando por um bom momento, mas acredito que logo vamos conseguir garantir a permanecia na Serie B que é nosso objetivo e para 2018 espero conseguir fazer o salto para a serie A.
8 – Deixe um recado para os torcedores e colunistas do mercadodocutebol.net.br?
R: Convido a todos a seguirem o Novara Calcio e o campeonato italiano da serie B que é um campeonato muito interessante, um grande abraço a todos.
Galo irá apresentar as garantias bancárias ao Talleres para sacramentar o acordo pelo meio-campista por US$ 4 milhões (R$ 22,3…
O atleta está com o elenco, mas pode estar a disposição no confronto, caso o pedido suspensivo seja aceito pelo…
O atleta de 24 anos foi uma das recentes revelações do clube alvinegro, e deixará 12 milhões de euros aos…