|

Entrevista com Sole Jaimes, atacante da seleção argentina

Soledad Jaimes é atacante e destaque pela sua seleção, ganhou Champions League pelo Lyon em 2019 e foi Campeã Brasileira em 2017 com as Sereias da Vila

MF: Quando surgiu sua paixão pelo futebol?

R: Vem de criança, sempre joguei com meninos em toda minha vida em si, desde quando comecei minha carreira e a partir dos 7/8 anos começou a surgir esse sonho.

MF: Qual é a sua relação com o olheiro que te viu jogar na rua desde muito jovem?

R: Ele trabalhava com meninos, decidiu me ajudar e foi uma pessoa maravilhosa na minha vida. Foi o primeiro passo que eu dei, me ajudou a fazer um teste em Buenos Aieres, eu morava no interior e ficava 8 horas de onde eu morava. Era meu vizinho, comecei a falar com ele quando me perguntou se eu tinha intenção de jogar em um clube aos 15 anos.

MF: Você acha que seu objetivo foi alcançado dentro da profissão?

R: Acho que todos meus objetivos que tinha foram através do futebol, graças a ele consegui muitas conquistas pessoais.

MF: Como é ser inspiração para muitas meninas?

R: É algo muito lindo, eu me cobro muito e tento trabalhar o tempo todo porque sei que tem pessoas que estão olhando e gostariam de chegar a o que um dia cheguei a ser. Isso me faz muito feliz, busco o tempo crescer como pessoa e ser humano para mostrar isso as pessoas. Mostrar também para muitas que desistem de jogar futebol porque não possuem condições financeiras, vem de família humilde e poder refrescar que vim também. Graças ao futebol fui ajudando minha família, é muito bom, sou muito grata a Deus. Acredito muito Nele, agradeço todos os dias por me dar oportunidade e passar isso para outras pessoas sendo exemplo para muitas meninas.

MF: Qual é a sensação de ter vestido a camisa da sua seleção nacional?

R: É uma honra muito grande, qualquer atleta que joga em algum clube sonha em chegar a seleção de seu país e representar sua nação, é um orgulho, uma sensação incrível , quando tenho que me apresentar na seleção é um dos momentos mais felizes da minha vida.

MF: O Lyon é uma das equipes femininas mais fortes do mundo. Qual é a sensação de ter jogado pelo clube francês e ter vencido a Champions League?

R: É um sonho, passei por muitos times e na maioria deles fui campeã ou cheguei a finais. Sonhava jogar uma Champions, nunca pensei no Lyon porque é o melhor time do mundo. Nunca passou pela minha cabeça, quando surgiu a oportunidade foi o dia mais feliz da minha vida. Jogar com meninas que são indicadas para bola de ouro, é uma alegria imensa compartilhar vestiário e momentos. Acho que eu cumpri todos os meus sonhos em clube, Graças a Deus. Contudo, a temporada que fiz no Lyon vai ficar marcada em toda minha vida.

MF: Você acha que o maior desafio da sua carreira foi tocar em outros países com novas culturas e ter que se adaptar a cada uma delas?

R: Eu tenho desafios por todo clube que eu passo, sempre desafios novos que renovam a esperança, sempre quero ganhar títulos, ter objetivos individuais, não penso só na cultura em si porque me acostumo. É muito bom você traços novos na sua vida, coisas novas, culturas novas. Quando você chega em um clube você tem que mostrar de novo seu trabalho para jogar e é bom porque você nunca fica na zona de conforto, sempre quer mais.

MF: O que você acha que precisa para que o futebol feminino chegue ao nível ideal? Falta de investimento, mais monitoramento da sociedade…?

R: A América do Sul ainda está muito longe, melhorou depois da Copa do Mundo. Na Argentina, hoje, as meninas são profissionais o que não eram antes da Copa. Melhorou sim, todavia estamos bem longe. Precisa de muito marketing, patrocínios, de gente que ajude a trazer mais visibilidade para o futebol feminino. Que a modalidade cresça cada dia mais, porém estamos no caminho, é devagar, mas América do Sul está crescendo muito.

MF: Deixe uma mensagem para seus fãs e amantes do futebol feminino.

R: Nunca desistam dos seus sonhos, o tamanho dos seus sonhos tem que ser do tamanho do mundo, que nenhuma pessoa possa te dizer até onde você pode chegar. Tenha metas o tempo todo, coloque seus objetivos em sua vida, quando encontrar uma dificuldade não desista. Não pensem na questão financeira, eu consegui sem dinheiro, com Deus em meu caminho, Ele sempre na minha frente. Acreditei muito em Deus na minha vida, tudo o que me propos e todas as portas que me abriu nunca foram fáceis, sempre encontrei mil dificuldade, mas faz parte de crescimento e tudo que é fácil acaba rápido, o difícil doí às vezes mas vale a pena. No final vale a pena e você vai ser muito feliz. Nunca desista.