Entrevista com Talles Brener, do Noroeste-SP
Talles Brener de Paula nasceu no interior mineiro, na cidade de Divinópolis, em 12 de maio de 1998. Iniciou sua trajetória no Fluminense em 2017 e depois de passar pelo Mirassol, está no Noroeste de São Paulo. O jovem jogador falou sobre sua carreira, os objetivos e as expectativas para o futuro.
- Talles, você é um jovem jogador e está em seu terceiro clube. Nasceu em Divinópolis, iniciou a carreira no Fluminense, jogou pelo Mirassol e hoje está no Noroeste. Fale sobre sua saída de Minas Gerais e o caminho até o interior de São Paulo.
R: Então, eu saí de casa aos 14 anos para ficar certo em um clube pela primeira vez, que foi a Inter de Limeira. Até então, fui muito bem por lá e recebi algumas propostas de transferências. Daí fui pro Fluminense, joguei pelo sub-17 e sub-20 do clube, onde fui muito bem e tive algumas oportunidades de treinar com a Seleção sub-20 e com a Seleção campeã olímpica. Depois, fui de empréstimo para o Mirassol. Assim que terminou meu empréstimo resolvi ficar por lá e depois, fui emprestado ao Noroeste para jogar meu primeiro estadual como profissional.
- Você já disputou muitos campeonatos de base, entre eles, a Copa São Paulo algumas vezes. Como foi a experiência e como você observou sua evolução a cada ano?
R: Sim, tive a oportunidade de disputar cinco Copas São Paulo. Estreei com apenas 15 anos em um jogo contra o Corinthians. Depois disso, fui amadurecendo bastante. Assim como nos campeonatos estaduais, nacionais, internacionais e na base.
- Muitos jovens, incluindo jogadores, acabam desistindo de seu sonho por falta de apoio nas decisões. Em algum momento, você pensou em desistir? As pessoas próximas a ti o apoiaram nesses momentos?
R: Graças a Deus, minha família sempre me apoiou. Teve um momento que eu pensei sim, porém sempre soube que eu tinha esse dom para jogar futebol.
- Você é um meia, mas já jogou em várias funções dentro do campo. Em qual função, você prefere jogar e rende mais?
R: Então, na verdade, me considero um meia atacante. Eu consigo me sentir bem da parte do meio pra frente do campo. Ali que consigo desenvolver bem o meu futebol.
- A maioria das pessoas se espelham ou se inspiram em alguém para trabalhar em sua profissão. Qual jogador, entre os ativos e aposentados, você se inspira para jogar? Por quê?
R: Me inspiro no Neymar, tive o prazer de estar com ele, treinar ao lado e vejo que é o futebol que eu sempre tento buscar, pra frente sendo abusado na hora que tem que ser alegre, mas com responsabilidades.