|

Janus Tatray, o único treinador estrangeiro campeão na história do Ceará SC

Com a ascendência de Jorge Jesus (Flamengo) e Sampaoli (Santos), a questão de treinadores fora do país ganhou notoriedade. Por causa desse motivo traremos a história de um húngaro que fez sucesso no Ceará

 

Auto Esporte, Vitória de Setúbal, Seleção Cearense, Seleção Haitiana, Santa Cruz, Paysandu, Caracas (Venezuela), Treze (conquista invicta do estadual) e Campinense. Esses foram alguns dos clubes onde o húngaro Janus Tatray treinou durante o decorrer da sua carreira, todavia o foco será entre 1960 e 1962, quando representou a camisa do Ceará Sporting Club.

O início da década de 1960 não foi positivo, sendo que o alvinegro não chegou a final do estadual e também não participou assim do Campeonato Brasileiro. Mas no ano seguinte, a situação virou, no primeiro turno do Cearense, Ceará e Fortaleza ficaram empatados com 11 pontos e decidiram a final vencida pelo Vovô (por 1 a 0).

No segundo, o Ceará conquistou a fase com 13 pontos em 7 jogos (o vice naquela ocasião foi o Usina Ceará). Porém na época existia o terceiro turno que foi vencido pelo Usina Ceará (na final contra o Calouros do Ar). Então, a final definitiva foi entre os vencedores, jogo único vencido pelo alvinegro por 1 a 0. Gildo foi o artilheiro da competição com 15 gols.

Em 1962, novamente oito equipes disputavam o título do Campeonato Cearense. No primeiro turno, o Ceará teve 11 pontos (primeiro lugar) e disputou a final contra o Fortaleza (duelo vencido pelo Vovô por 3 a 2). No segundo turno, o Usina Ceará levou a melhor e garantiu a vaga no triangular final (o alvinegro ficou em terceiro nessa fase).

No terceiro turno, o Fortaleza ficou com a vaga (o Ceará terminou em segundo). Depois dos confrontos entre Ceará, Usina Ceará e Fortaleza (no triangular), o alvinegro foi campeão com uma vitória (no clássico por 3 a 1) e um empate. Assim, o técnico húngaro Janus Tatray se consagrava com o bi-campeonato estadual (foram 37 pontos em 24 jogos).

Ele participou da disputa do Campeonato Brasileiro 1962, o primeiro confronto foi contra o River-PI (depois de um 0 a 0, o segundo embate foi um clamoroso 7 a 5 para o alvinegro). Já na fase seguinte, o duelo era contra o Sport (2 a 0 para a equipe pernambucana e 1 a 1), assim fechando sua participação na competição terminando em sétimo lugar.

 

Foto de capa: Ceará SC.