Especial

Liverpool põe fim a imbróglio com New Balance e Nike

A briga jurídica e comercial entre Liverpool, Nike e New Balance está perto do fim. A Nike permitiu ao Liverpool festejar o título da Premier League com os uniformes produzidos pela New Balance.

Com as atividades de futebol suspensas por conta do coronavírus e o contrato com a New Balance expira em maio, a Nike, que passará a equipar o Liverpool depois dessa data, concordou que a atual patrocinadora vista os Reds em caso de título inglês, que seria apenas no verão. 

Entenda o imbróglio

Essa confusão entre as fornecedoras americanas e o clube inglês já se estende há muito tempo. Em setembro de 2019, o Liverpool aceitou a proposta da Nike para ser sua nova fornecedora, mas a New Balance recorreu ao Tribunal Superior de Londres para seguir no Liverpool. A New Balance alegou que no seu contrato com o Liverpool, havia uma “cláusula de oferta correspondente” e que ela não foi respeitada.

Essa cláusula consistia em caso alguma outra fornecedora fizesse uma proposta aos Reds, a New Balance poderia igualar o valor e seguir no posto. No entanto, Liverpool e Nike se acertaram sem levar em consideração a questão. Por conta disso, a New Balance levou o caso para a Justiça inglesa.

O Liverpool, por sua vez, se defendeu dizendo que as ofertas da Nike e da New Balance jamais seriam “correspondentes”, pois a Nike tem uma presença maior nos principais mercados do mundo. Assim, como supostamente a New Balance não poderia oferecer o mesmo tipo de rede de distribuição global que a Nike possui, não haveria correspondência vinculativa entre os níveis de proposta.

Em outubro de 2019, o Liverpool saiu vencedor da batalha judicial. A Justiça rejeitou o apelo da New Balance de que uma cláusula no atual contrato garantiria a ela o direito de sobrepor qualquer oferta concorrente até maio de 2020, dois meses antes do término do acordo que está vigente.

O acordo entre Liverpool e New Balance é de 45 milhões de libras esterlinas (R$ 295,6 milhões) por ano. Já a oferta da Nike atingiu 80 milhões de libras esterlinas (R$ 525,6 milhões) por temporada.

A Nike também aumentou o montante dos royalties para 20%, prometendo estocar as camisas em 6.000 lojas em todo o mundo, o dobro do que os antecessores tinham a oferecer.  Além de outros incentivos, como bônus por vencer a Champions League (4 milhões de libras), chegar à final da competição europeia (2 milhões de libras) e ganhar a Premier League (2 milhões de libras).

Últimos Posts

Promessa do Botafogo encerra ano de protagonismo na base e alcança primeira convocação para a Seleção

O Botafogo segue atento ao surgimento de mais uma promessa formada em General Severiano. Aos 15 anos, o atacante Bernardo…

18 de dezembro de 2025

Portuguesa anuncia atacante formado no Inter e que estava no futebol espanhol, conheça

A Portuguesa oficializou a chegada do atacante Matheus Cadorini, de 23 anos, para compor o elenco na temporada de 2026.…

11 de dezembro de 2025

Com passagens por Vasco e futebol chinês, Jadson Cristiano é contratado pela Portuguesa-RJ

A Portuguesa-RJ oficializou a chegada do zagueiro Jadson Cristiano, de 34 anos, para a temporada de 2026. O defensor passa…

9 de dezembro de 2025