No dia de Portugal, veja os cinco maiores jogadores da história do país

Nesta quinta-feira, 10 de junho, é celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A data, também conhecida apenas como Dia de Portugal, é tão importante para o país lusitano que, inclusive, é feriado.

Nesta quinta-feira, 10 de junho, é celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A data, também conhecida apenas como Dia de Portugal, é tão importante para o país lusitano que, inclusive, é feriado.

De forma a celebrar o dia, decidimos elaborar uma lista com os cinco maiores jogadores de toda a história de Portugal, sem qualquer ordem de prioridade.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo – Foto: Getty Images

Cristiano Ronaldo não é apenas considerado o maior jogador de todo o futebol lusitano, mas também é considerado um dos maiores da história do futebol. Dessa forma, seria impossível não incluir o maior artilheiro de sempre do futebol, vencedor de cinco bolas de ouro, no Top-5 de portugueses.

Eusébio

Eusebio – Foto_ Getty Images

Antes do aparecimento de Cristiano Ronaldo, Eusébio era considerado, por todos, o maior jogador da história de Portugal. O atacante, que nasceu eu Moçambique, foi a estrela da Seleção Portuguesa de 1966, que terminou a Copa do Mundo em terceiro lugar. Além disso, ajudou o Benfica a vencer duas Ligas dos Campeões e ainda ganhou uma bola de ouro.

Luís Figo

Luís Figo – Foto: Getty Images

O último dos três jogadores portugueses que venceram uma bola de ouro foi Luís Figo, em 2000. O ponta português superou Zidane e conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo. Assim, o Sporting se tornou no único clube que formou dois vencedores da bola de ouro. Além disso, Figo também venceu uma Liga dos Campeões, quatro Campeonatos Italianos consecutivos, pelo Milan, além de vários troféus nacionais, continentais e intercontinentais pelo Barcelona e pelo Real Madrid.

Vítor Baía

Vítor Baía (esquerda) e Bosingwa – Foto: Getty Images

Vítor Baía é considerado por muitos o melhor goleiro português da história, mas não é esse o motivo que traz o seu nome a essa lista. O antigo atleta do Porto e do Barcelona é o oitavo jogador com mais troféus no futebol, sendo o português mais titulado de sempre. Confira as competições que o paredão venceu: 1x Liga dos Campeões | 1x Copa UEFA | 1x Recopa Europeia | 1x Copa Intercontinental | 1x Supercopa Europeia | 1x Campeonato Espanhol | 2x Copa da Espanha | 2x Supercopa de Espanha | 10x Campeonato Português | 5x Copa de Portugal | 9x Supercopa de Portugal.

Fernando Peyroteo

Fernando Peyroteo – Foto: Reprodução / Camarote Leonino

Peyroteo, provavelmente, é o jogador menos popular dos cinco presentes na lista. Contudo, o seu legado no futebol português é enorme, principalmente no Sporting. O atleta, só com a camisa dos Leões

fez 540 gols em 332 jogos oficiais, segundo o site do clube. Além disso, tem vários recordes que dificilmente serão quebrados. É, por exemplo, o atleta com mais gols em só jogo de uma primeira divisão europeia – 9 contra o Leça – e tem a melhor média mundial de gols (1,6) em jogos dos campeonatos nacionais – 309 golos em 189 jogos.

Foto: Getty Images