|

No mata-mata da Libertadores, Everson defendeu todos os chutes que foram no gol do Galo

No mata-mata da Copa Libertadores, o Atlético-MG teve emoção e atuações de gala. Mas um dos principais pontos de destaque, é o sistema defensivo. Se no ataque, comandado por Hulk e Savarino, o Galo é avassalador, na defesa, Everson é o nome de destaque.

Em um panorama geral, o Galo não sofreu nenhum gol nos, até então, quatro jogos do mata-mata da Copa Libertadores. Diante do Boca Juniors, nas oitavas de final, houveram dois empates por 0 a 0. Entretanto, o fato de não ter sofrido gols nos dois jogos, passa pela atuação do destaque da fase eliminatória: o goleiro Everson.

Com boas defesas, o goleiro alvinegro ajudou a equipe com excelentes defesas nas duas partidas. Mas, foi no jogo de volta, que Everson executou um verdadeiro milagre. O Boca Juniors ainda teve um gol anulado, após o VAR indicar falta no goleiro, que teria falhado no lance. A partida se encaminhou para a disputa de pênaltis e, então, brilhou a estrela de Everson. Foram dois pênaltis defendidos, além do gol que cravou a classificação.

mata-mata
Foto: Pedro Souza/Atlético

Nas quartas de final contra o River Plate, o Atlético-MG venceu as duas partidas. Sendo, na segunda delas, um 3 a 0 avassalador no Mineirão. E, se os argentinos passaram em branco, Everson é um dos principais ”culpados”. No primeiro tempo, o goleiro evitou que o adversário complicasse a vida da equipe alvinegra. Os números totais do mata-mata, até o momento, mostram o desempenho magistral do camisa 22.

Números

Em 4 jogos disputados no mata-mata, Everson realizou 19 defesas, sendo 6 delas defesas difíceis. Portanto, os números destes 4 jogos (sem sofrer gols), representam um percentual incrível de 100% de bolas defendidas. Além disso, contam-se dois pênaltis defendidos e um convertido. É o renascimento de um atleta que, em um passado irreal, teria sido alvo de desconfiança e agora caminha para se tornar ídolo.