A Copa Sul-Americana teve sua final no último sábado e sagrou o Defensa y Justicia campeão pela primeira vez. No próximo fim de semana, dia 30, no Estádio Maracanã, às 17 horas, Palmeiras e Santos vão decidir quem será o campeão da Libertadores. Em meio a tudo isso, alguns países já têm seus classificados às próximas edições da Sul-Americana e da Libertadores.
Com exceção do Brasil, falaremos quais equipes já estão confirmadas nas próximas Copas. Na Libertadores, 32 das 47 equipes já têm vagas definidas, seja nas fases prévias ou na de grupos.
Vale lembrar que a Sula terá um formato diferente em 2021 com fase de grupos. Com exceção de Brasil e Argentina, com seis vagas cada nos grupos, os outros oito países, que têm quatro vagas cada, da Conmebol disputam uma prévia, eliminando metade dos times na disputa local.
Argentina
O país com o maior número de Libertadores (25) e de Copas Sul-Americanas (9) já tem confirmadas todas as equipes que estarão na principal competição e na secundária. Essas vagas foram definidas ainda ao longo da confusa temporada argentina. Na segunda fase da Copa, a Argentina terá o San Lorenzo. Os outros seis classificados estão na fase de grupos: Boca Juniors, River Plate, Defensa y Justicia, Racing, Argentino Juniors e Vélez Sarsfield. Já a Copa Sul-Americana terá Newell’s Old Boys, Talleres, Rosario Central, Arsenal, Independiente e Lanús.
Foto: Divulgação/Boca Juniors
Bolívia
Os Bolivianos irão contar com quatro representantes, já garantidos na fase de grupos da Copa Libertadores da América. O Always Ready, que conquistou o Apertura do Campeonato Boliviano, é um dos classificados e joga a 4.700 metros acima do nível do mar. O The Strongest, seguido de Bolívar e Royal Pari, também estão garantidos na fase de grupos da competição. Já na Copa Sul-Americana, estão classificados Jorge Wilstermann, Guabirá, Nacional Potosí e Palmaflor.
Chile
O país chileno ainda vive o seu campeonato para saber quem serão os classificados às Copas. O término da Primeira División de Chile 2020 vai acontecer em fevereiro. No momento, faltam cinco rodadas para o encerramento da liga, disputada em pontos corridos com 18 clubes. Somente a Universidad Católica e a Unión La Calera têm vagas garantidas na Libertadores. Os outros que estão indo no momento são Unión Española e Antofagasta. À Sul-Americana, estão indo Antofagasta, Huanchipato, Universidad de Chile e Curicó Unido.
Colômbia
A Colômbia, por sua vez, possui dois representantes garantidos na fase de grupos da Copa Libertadores: América de Cali e Santa Fé. Outros dois clubes, estão classificados para a fase preliminar da competição, sendo eles o Atlético Nacional, seguido do Junior Barranquilla. Na Copa Sul-Americana, outros quatro estão garantidos para a primeira fase. Deportes Tolima, La Equidad, Deportivo Pasto e Deportivo Cali irão representar o país na competição.
Equador
A Federação Equatoriana de Futebol (FEF) tem finalizado o seu campeonato e definido os times que estarão nas próximas competições. Por vencer o Clasura e ser campeão do Equador, o Barcelona se classificou à fase de grupos da Libertadores. Junto a ele está a Liga de Quito (LDU), vencedora do Apertura. Na segunda fase, está o Independiente del Valle e na primeira fase, a Universidad Católica (não confundir com a chilena). Já na Sul-Americana, estão classificados Emelec, Guayaquil City, Maracá e Aucas.
Foto: Divulgação
Paraguai
O Paraguai estará representado por quatro dos mais tradicionais clubes da competição. Cerro Porteño e Olímpia, já classificados para a fase de grupos, além de Libertad e Guaraní, nas fases preliminares, serão os paraguaios presentes na Copa Libertadores da América. Nacional, Guaireña, 12 de Octubre e River Plate, estão garantidos na primeira fase da Copa Sul-Americana.
Foto: Divulgação/Cerro Porteño
Peru
O país andino já tem também os classificados às próximas competições da Conmebol. Os classificados à fase de grupos da Libertadores foram o Universitario, vencedor do Apertura e o Sporting Cristal. Já a vaga na segunda fase ficou com o Ayacucho e a vaga na primeira fase ficou com a Universidad César Vallejo. As quatro vagas na Sul-Americana ficaram com Carlos Manucci, Sport Huancayo, UTC e Melgar.
Uruguai
Os uruguaios, por sua vez, ainda não contam com a lista definitiva dos classificados, por terem o campeonato ainda em andamento. De acordo com o regulamento, se classificam diretamente para a fase de grupos, o Campeão Uruguaio de 2020, além do vice-campeão. Para as fases preliminares, se classificam, respectivamente, a terceira e a quarta melhor pontuação da temporada 2020. Na Copa Sul-Americana, se classificam o segundo, terceiro e quarto melhores colocados, abaixo daqueles que se classificaram para a Libertadores. Além disso, estará classificado também o Campeão do Torneio Intermédio 2020.
Venezuela
O último país da Conmebol em ordem alfabética é a Venezuela, que também já tem seus definidos nas próximas competições internacionais. Começando pela Libertadores, na fase de grupos estão Deportivo La Guaira, campeão,e Deportivo Táchira. A vaga na segunda fase ficou com o Deportivo Lara e a na primeira fase com o Caracas. Na Sula, vão Puerto Cabello, Aragua, Metropolitanos e Mineros de Guayana.