Relatório aponta preconceito racial em comentários nas principais Ligas Europeias
De acordo com o relatório de um estudo inovador, realizado na Inglaterra, o viés racial é um problema evidente nos comentários do futebol inglês.
Na constatação realizada, foi apontado que jogadores de pele mais clara são frequentemente elogiados pela inteligência e qualidade técnica. Enquanto os jogadores de pele mais escura, por sua vez, são limitados à sua força física. O estudo foi realizado pela empresa dinamarquesa RunRepeat, sendo o primeiro a concluir que a mídia do futebol fala de maneira diferente sobre os jogadores, de acordo com o seu tom de pele.
Relatório
Foram analisados mais de 2 mil declarações de comentários, em 80 jogos diferentes, na Premier League, Seria A, La Liga e Ligue 1. Em parceria com a The Professional Footballers ‘Association, a RunRepeat conluiu que ”jogadores com tom de pele mais escuro eram significativamente mais propensos a serem reduzidos a suas características físicas ou habilidades atléticas – nomeadamente ritmo e potência – do que jogadores com tom de pele mais claros”.

De acordo com os números do relatório:
- 62,60% dos comentários relacionados à inteligência foram direcionados a jogadores com o tom de pele claro;
- 63,33% das críticas em relação à inteligência foram relacionadas a jogadores com o tom de pele mais escuro;
- Quando os comentaristas falam sobre velocidade, há uma probabilidade 3,38 vezes maior de se referir a um jogador com o tom de pele mais escuro;
- Quando os comentaristas falam sobre questões técnicas e ética no trabalho, 60,40% dos elogios são direcionados a jogadores com o tom de pele claro.
“Para lidar com o impacto real do racismo estrutural, precisamos reconhecer e lidar com o preconceito racial”, afirmou Jason Lee, executivo de igualdade da PFA. “Este estudo mostra um viés evidente na forma como descrevemos os atributos dos jogadores de futebol com base na cor da pele”, concluiu.

A pesquisa durou cerca de seis meses e concentrou-se em 20 jogos de cada uma das principais ligas europeias na temporada 2019/20. Contudo, foram analisados apenas comentários em inglês, para que não ocorressem erros por conta de traduções imprecisas. Foram analisados os comentários de sete emissoras: Sky Sports, BT Sport, Free Sport, beIN Sports, TSN, NBCSN e ESPN.