Football - Stock Season 99/00 Mandatory Credit:Action images/Tony Henshaw Bobby Robson - Newcastle United Manager
A nova geração que acompanha o desempenho impecável dos clubes ingleses não deve conhecer Bobby Robson, todavia muito do que acontece nos gramados se deve a ele
Robert William Robson nascido na pequena cidade de Langley Park, uma área do Nordeste que predomina o maquinário industrial. A região de Newcastle se notabiliza por não ter muitas opções de emprego, além do serviço braçal, mas Bobby foi além das fronteiras e buscou no Fulham, sua consagração no futebol.
Aos 17 anos, ele teve sua primeira oportunidade como jogador, ao fazer boas apresentações chamou a atenção do West Bromwich e durante esse período na equipe disputou duas Copas do Mundo. Em 1958 foi titular do time eliminado pela União Soviética na primeira fase e em 1962 foi reserva do selecionado.
Após seu principal momento como atleta retornou ao Fulham e encerrou a carreira no Vancouver Royals em 1968, na época da antiga NASL. Porém a sua história reservava momentos incríveis como treinador, aos 34 anos teve a primeira experiência no cargo pelo Fulham, mas a sequência desejada não aconteceu.
Todavia aquele jovem teve sua redenção no Ipswich Town. Entre a temporada 1968/1969 e 1981/1982, uma dinastia se estendeu para ele, aquele time modesto conquistou dois títulos históricos, a Copa da Inglaterra sobre o Arsenal e a Europa League sobre o AZ Alkmaar (Holanda). Além disso ajudou na época a carreira do escocês Sir Alex Ferguson com dicas.
Após isso, veio o convite para treinar a seleção da Inglaterra entre 1982 e 1990. Seus títulos se resumem a duas Home Championship (torneio extinto), mas vale ressaltar às participações na Copa de 1986 eliminado pela mão de Deus (Maradona) e em 1990, na semifinal contra a Alemanha Oriental nos pênaltis. Paul Gascoigne foi um dos grandes nomes daquela seleção.
Apesar de todas as dificuldades no ano de 1990 com a imprensa, ele saiu por cima e assinou contrato com o PSV, conquistando dois nacionais (51 vitórias em 78 jogos). No Sporting fez um trabalho digno com as condições apresentadas, além de chamar José Mourinho para ser seu auxiliar, com tudo isso chamou a atenção do rival Porto.
Na equipe portuguesa fez sucesso ao conquistar dois campeonatos nacionais e uma taça nacional foram no total 78 vitórias em 114 jogos. Assim apareceu a oportunidade da vida dele, o Barcelona na temporada 1996/1997, o time passava por um momento de turbulência em termos políticos.
Até por esse motivo, a torcida pegou em seu pé durante determinado período tendo vaias em um duelo contra o Logronés, mesmo vencendo 8 a 1. O considerado “pior técnico do mundo” conquistou em um ano três títulos de quatro possíveis e alcançou 39 vitórias em 60 jogos. Mesmo assim, não permaneceu no cargo, sendo substituído pelo holandês Louis van Gaal.
Guardiola, atleta do Barcelona durante onze temporadas afirma que o interesse dele em ser técnico partiu ao ver a tranquilidade de Robson, mesmo com tantas situações adversas. Ronaldo também lhe é grato, pois o inglês apostou em sua contratação quando estava no PSV, até arriscando seu emprego e assim nasceu o conhecido Fenômeno.
Após um curto período no PSV, o Newcastle novamente apareceu na vida de Bobby. Na época de Barcelona, o time inglês fez uma proposta e ele esteve próximo de acerto, pois era o seu time de coração enquanto criança, além de ter um desejo de treinar a equipe. O acerto veio em 1999/2000, quando a zona de rebaixamento assombrava o clube.
Logo de início, a apresentação com o placar 8 a 0 contra o Sheffield Wednesday e os cinco gols de Alan Shearer (na época estava pensando em sair da agremiação) levantaram a moral da torcida. Não ficou somente nisso, a vaga na Liga dos Campeões 2002/2003 e as vitórias contra a Juventus e Bayer Leverkusen ficaram na memória.
Foram cinco temporadas com 105 triunfos em 246 duelos, mas a demissão para muitos precipitada deixou marcas em Bobby Robson e assim ele nunca mais treinou uma equipe. Todavia antes de sua partida em 2009, um gesto nobre ao arrecadar dinheiro para tratamento de câncer no país, tanto que tem um Centro de Pesquisa em Newcastle com seu nome.
Foto de capa: Newcastle.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.