Un día como hoy: Boca Juniors conquistava seu primeiro título internacional

Há 100 anos, um dos maiores clubes da América e também do Mundo, conquistava o primeiro título internacional de sua gigantesca histórica. O Boca Juniors é o personagem da vez na Un dia como hoy! Esta série trata de relembrar momentos marcantes do futebol sudaca, sempre se remetendo a um fato de um dia específico, porém, obviamente, em anos anteriores. Exercite sua memória, todavia, caso não se recorde, aprecie cada pedacinho desta série.

Explicando a complicada Copa Competencia

A Copa Competencia possui dois modelos na Argentina: o modelo nacional, denominada de Copa Competencia Jockey Club; e a Cup Tie Competition (ou Copa de Competencia Chevallier Boutell), sendo esta, a versão internacional.

A competição nacional dá vaga para a internacional, e foi deste modo que o Boca Juniors conseguiu disputar à final daquele torneio, que seria extinto logo após o título xeneize. Até 1906, a Copa Chevallier Boutell – nome do presidente da federação argentina que doou a taça – era disputada apenas por times argentinos, todavia, a partir desta data, os clubes uruguaios também ingressaram na competição, fazendo assim, esta ser nominada como uma Copa Rioplatense.

A taça e os campeões da Copa Competencia. (Foto: Reprodução)
A primeira vez do Boca também foi a primeira vez do estádio

O Boca Juniors venceu a versão nacional da Copa Competencia, contra o Rosario Central, no 18 de janeiro de 1920, conseguindo, desta maneira, a vaga para a disputa internacional, contra o Nacional, do Uruguai. À época o clube argentino fazia uma rotatividade de canchas, e no dia 25 de maio de 1920, o clube La Mitad Más Uno inaugurou o Estádio Sportivo Barracas, localizado em Buenos Aires. Entretanto, é interessante ressaltar que exatos 20 anos depois, no mesmo 25 de maio, seria inaugurada a temida La Bombonera.

Registro da construção do estádio por volta de 1920.
(Foto: Carlos Aira‏ – @carlosaira11)
A primeira glória internacional

O árbitro Gardi deu início à partida. O Boca Juniors entrou em campo com: Américo Tesorieri; Antonio Cortella, José Ortega; Alfredo Elli, Mario Busso, Alfredo López; Pedro Calomino, Pablo Bozzo, Alfredo Martín, Alfredo Garasini e Pedro Miranda.

A dupla do ‘P’ fez sucesso naquela peleja. Aos 34 minutos da etapa inicial, Pedro Miranda – artilheiro da equipe na competição com três gols – abriu o placar para o lado argentino. Já no tempo complementar, Pablo Bozzo, com 75 minutos decorridos, marcou e fechou à conta na partida. O clube Azul y Oro carimbou um fato histórico no dia 25 de maio de 1920 – mesmo a competição sendo válida pelo ano de 1919. O primeiro título internacional xeneize finalmente chegara. Viva um dos maiores clubes do mundo! Viva o Clube Atlético Boca Juniors.

Em baixíssima qualidade, mas existem raros registros desse momento histórico.
(Foto: Reprodução)

Foto de capa: Reprodução/Pura historia futbolera.

Tags: Boca Juniors
Vinícius França

Colunista e apreciador do futebol sudaca. Valorize o nosso.

Últimos Posts

Rhuan comemora marca histórica na carreira em 2024

O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…

28 de novembro de 2024

Breno Teixeira marca primeiro gol pelo Cherno More e reforça ambição por vaga na Champions

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…

28 de novembro de 2024

Sob o comando de Mauricio Souza, Red Bull Bragantino chega à final do Brasileiro de Aspirantes 2024 tendo a melhor campanha, melhor ataque e melhor defesa da competição

O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…

21 de novembro de 2024