”Volante nota 5”? O retrospecto de Jair no Brasileirão
O termo ”volante nota 5”, foi algumas vezes utilizado por comentaristas, para avaliar o contexto geral das atuações do volante Jair, do Atlético-MG. Entretanto, os números do jogador, quando atuou pelo alvinegro, mostram que Jair não é um jogador mediano.
Inicialmente, é importante ressaltar que Jair esteve, por duas vezes, lesionado no clube mineiro. Na primeira leão, ficou longe dos gramados entre os dias 06/08 e 20/08/2019. Já na segunda ocasião, em uma lesão mais grave, ficou afastado do dia 28/09 até o dia 15/11/2019. No ano de suas lesões, o jogador estava em seu primeiro ano de clube, mas já era peça chave para o meio-campo atleticano. Os números apresentados, serão com base nas atuações no Campeonato Brasileiro, por ser o torneio que exige maior regularidade.
Ano destaque no Sport
No ano de 2018, quando ainda atuava pelo Sport, Jair já não era um ”volante nota 5” e chamava atenção pelo seu futebol. Disputou 13 partidas no Brasileirão, tendo iniciado 12 como titular. Na competição, marcou dois gols pelo clube de Recife, mas, defensivamente, possui números invejáveis.
Jair teve média de 85% de acerto em passes no campeonato. Além disso, teve aproveitamento de 65% nas bolas longas. Defensivamente, teve média de 1,5 interceptações e 2.9 desarmes, por partida, tendo, também, vencido 57% das disputas de bola. Mas o jogador também se destacou ofensivamente: média de 86% de acerto em dribles, por partida. A nota média para as atuações do jogador no campeonato, foi de 7,18.
Primeira temporada pelo alvinegro
Em sua primeira temporada no Atlético-MG, Jair disputou 13 jogos pelo Campeonato Brasileiro, tendo iniciado 10 deles como titular. O defensor voltou a marcar dois gols na competição, mas se destacou por outro quesito: a precisão. No campeonato, o jogador teve média de 90% em acerto de passes por partida e 80% de precisão nas bolas longas.
Em questões defensivas, teve média de 1,5 interceptações e 2,3 desarmes, por partida. Além disso, venceu 62% das disputas de bola. Entretanto, o atual camisa 8 também se destacou em outro quesito técnico: os dribles. Jair teve, em média, 88% de acerto em dribles, por partida. A nota média do jogador no campeonato, foi de 7,09.