Volante nota
|

”Volante nota 5”? O retrospecto de Jair no Brasileirão

O termo ”volante nota 5”, foi algumas vezes utilizado por comentaristas, para avaliar o contexto geral das atuações do volante Jair, do Atlético-MG. Entretanto, os números do jogador, quando atuou pelo alvinegro, mostram que Jair não é um jogador mediano.

Inicialmente, é importante ressaltar que Jair esteve, por duas vezes, lesionado no clube mineiro. Na primeira leão, ficou longe dos gramados entre os dias 06/08 e 20/08/2019. Já na segunda ocasião, em uma lesão mais grave, ficou afastado do dia 28/09 até o dia 15/11/2019. No ano de suas lesões, o jogador estava em seu primeiro ano de clube, mas já era peça chave para o meio-campo atleticano. Os números apresentados, serão com base nas atuações no Campeonato Brasileiro, por ser o torneio que exige maior regularidade.

Ano destaque no Sport

No ano de 2018, quando ainda atuava pelo Sport, Jair já não era um ”volante nota 5” e chamava atenção pelo seu futebol. Disputou 13 partidas no Brasileirão, tendo iniciado 12 como titular. Na competição, marcou dois gols pelo clube de Recife, mas, defensivamente, possui números invejáveis.

Foto: Divulgação/Sport

Jair teve média de 85% de acerto em passes no campeonato. Além disso, teve aproveitamento de 65% nas bolas longas. Defensivamente, teve média de 1,5 interceptações e 2.9 desarmes, por partida, tendo, também, vencido 57% das disputas de bola. Mas o jogador também se destacou ofensivamente: média de 86% de acerto em dribles, por partida. A nota média para as atuações do jogador no campeonato, foi de 7,18.

Primeira temporada pelo alvinegro

Em sua primeira temporada no Atlético-MG, Jair disputou 13 jogos pelo Campeonato Brasileiro, tendo iniciado 10 deles como titular. O defensor voltou a marcar dois gols na competição, mas se destacou por outro quesito: a precisão. No campeonato, o jogador teve média de 90% em acerto de passes por partida e 80% de precisão nas bolas longas.

Em questões defensivas, teve média de 1,5 interceptações e 2,3 desarmes, por partida. Além disso, venceu 62% das disputas de bola. Entretanto, o atual camisa 8 também se destacou em outro quesito técnico: os dribles. Jair teve, em média, 88% de acerto em dribles, por partida. A nota média do jogador no campeonato, foi de 7,09.

Foto: Divulgação/Atlético
Temporada atual

Na atual temporada, o autor do gol do título Mineiro, continua se destacando dentro de campo. Jair participou de todas as 6 partidas do alvinegro no Campeonato Brasileiro, até o momento, tendo iniciado 4 como titular. No período, o jogador marcou um gol e contribuiu com outras duas assistências.

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

Além disso, Jair manteve seu nível de eficiência: após o encerramento da rodada, possui 84% de acerto em passes e 80% em lançamentos. Na última partida, diante do São Paulo, em que a equipe venceu por 3 a 0, Jair se destacou, mas não somente pelo gol. O camisa 8 também contribuiu com uma assistência, no primeiro gol de Alan Franco e teve 71% de precisão em passes.

Defensivamente, a atuação do jogador foi impecável: venceu 10 duelos, além de duas interceptações, dois cortes e seis desarmes. A nota final para a atuação, foi de 9,0 enquanto a média no campeonato é de 7,12.

Técnicos podem sim mudar jogadores, mas as boas atuações de Jair independem do treinador. Devemos considerar que, somente no Atlético, foi comandado por cinco profissionais diferentes, desconsiderando o técnico interino James Freitas, que participou de apenas uma partida. Portanto, pode-se concluir que Jair está longe de ser um ”volante nota 5” e tampouco, um jogador irregular.

Dados e avaliações: sofascore.

Foto de capa: Bruno Cantini/Atlético