|

GARIMPO SUL-AMERICANO: David Ayala

No garimpo de hoje traremos uma posição inédita, o volante. Direto da cidade de La Plata, fomos buscar o personagem da vez. Trata-se de David Ayala, o cerebral e caçador.

A tranquilidade para armar o jogo desde a intermediária defensiva, o vigor para marcar e realizar desarmes. David Ayala é uma mistura de elegância com muita capacidade física.

Números do jogador

O garoto já integrou diversas categorias da seleção Argentina de base. Alçado ao profissional no final de 2019, Ayala foi prejudicado pela paralisação do futebol. O jovem de 18 anos, cria da base do Estudiantes, realizou apenas 12 partidas como profissional. Com um aproveitamento de quase 80% nos passes, Ayala é adepto de bolas longas e viradas de jogo precisas. Um colírio para os olhos daqueles que adoram ver qualidade em um meio-campista.

Mas não é só beleza que vive o jogo de David Ayala, pois o garoto se transforma em um verdadeiro caçador em campo. Com 65% das disputas de bola vencidas (aproximadamente 10 por partida), Ayala ainda possui um interessante número em desarmes (cerca de 3.4 por jogo). Além disso, tem grande capacidade em vencer duelos defensivos e não leva menos de um drible por jogo, considerando uma média de 0.7.

Oportunidade para o mercado brasileiro?

Poucos são os clubes no Brasil que teriam condições de tirar David Ayala do Estudiantes. O nome do jovem ainda é pouco ventilado fora da Argentina. Seu baixo número de partidas atrapalham nesse quesito, mas tudo indica que conforme mantenha sua média de atuações e colecione boas partidas, em breve sua fama atravessará o oceano rumo ao velho continente.

Foto de capa: @edelpoficial