Quando você pega e olha no mapa procurando a Islândia, você encontra apenas uma ilha, no meio do mar da Noruega mais perto da Groenlândia do que a Europa e deve imaginar, assim como eu, que lá é apenas um grande cubo de gelo, com pessoas morando em iglus e pescando no gelo. O que você não imagina, é que dessa geladeira saiu uma boa seleção, que chega para disputar a Eurocopa pela primeira vez na história.
A história no futebol islandês começou a se erguer a pelo menos uns 20 anos. Com a investimento em seu próprio território, onde as temperaturas no verão não passam dos 15º Celsius, o país começou a investir em campos de futebol aquecidos, com grama sintética, proporcionando assim que o futebol pudesse ser praticado o ano inteiro. Com essas melhorias, os jovens puderam praticar o esporte por mais tempo, conseguindo desenvolver suas habilidades e ganhar destaque no cenário europeu.
As cores do país para a disputa da Euro 2016!
Para a Copa no Brasil em 2014, a Islândia chegou perto de se classificar. Foi eliminada pela Croácia na repescagem Europeia no placar agregado de 2×0. Porém, o país não desistiu e foi determinado atrás de sua primeira grande competição nacional, tanto é que a Islândia chega para sua primeira euro depois de se classificar em um grupo complicado nas eliminatórias que contava com a superpoderosa Holanda e as boas seleções de República Tcheca e Turquia.
Acabou surpreendendo o mundo ao se classificar de maneira direta, em segundo no grupo atrás apenas dos Tchecos eliminando a Holanda e deixando os Turcos com a vaga na repescagem. Uma festa que virou a madrugada em Reykjavík, capital do país, após o empate em 0x0 contra o Cazaquistão em casa, que sacramentou a classificação dos islandeses a Eurocopa!
Tudo isso começou com a chegada de Lars Lagerbäck. O treineiro sueco, que conseguiu levar a seleção de Ibrahimovic para as Copas de 2002 e 2006, chegou chegando em 2011 e mudando todo o cenário anterior. Procurando repetir o trabalho de sucesso na Suécia, Lars tem uma metodologia de trabalhar com um segundo treinador. O escolhido foi Heimir Hallgrímsson, ex treinador do próprio selecionado islandês, que junto com Lars, formaram uma parceria de sucesso, fazendo com que a Islândia se tornasse a 16ª seleção europeia no ranking da Fifa.
Na França, a Islândia ficou no grupo F, junto com Portugal, Áustria e Hungria. A estréia na competição acontece na terça 14/06 às 17h00 contra a seleção de Cristiano Ronaldo e companhia. Já na segunda rodada, enfrenta a Hungria no dia 18 e concluindo a fase grupos, enfrenta a Áustria no dia 22/06.
Uma grande seleção, precisa de grandes jogadores. Por isso a nação islandesa confia em dois craques que podem levar o país longe na competição. O primeiro deles, é Gylfi Sigurðsson. O meio campo de apenas 26 anos, jogador do Swansea City que disputa a Premier League, é a cabeça pensante deste time e peça indispensável para Lagerbäck. Com inteligência e passes certeiros tem tudo para ser um dos grandes jogadores da competição.
Gylfi Sigurðsson em ação pela Islândia
Todo time que se preza, tem sua experiência. Para as eliminatórias um atacante que havia se aposentado da seleção, recebeu o convite para voltar a jogar e foi peça chave nessa classificação. Estamos falando de Eiður Guðjohnsen. O atacante que já jogou por Chelsea e Barcelona, é o maior artilheiro do selecionado islandês com 25 gols marcados e hoje defende o Molde FK da Noruega. Com 37 anos, tem muita lenha para queimar e pode ser determinante nesta caminhada da Islândia na Euro!
Eiður Guðjohnsen experiência e gols
– Foi uma grande conquista levar a Suécia a um torneio, mas comandar a Islândia até a Euro-2016 foi ainda mais especial. Estou muito orgulhoso do time e posso sentir o quão orgulhosa e feliz a nação está – disse Lagerbäck quando a seleção garantiu a vaga na Eurocopa.
É com esse sentimento de orgulho e felicidade, que a Islândia espera fazer bonito nesta Eurocopa!
por Lucas Bonora – @lubonora11
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…
Para quem acompanha o mundo das apostas esportivas, a escolha do jogo certo pode fazer toda a diferença entre um red e…
Ynaiã, lateral direito do Athletic, segue acumulando conquistas importantes em sua carreira. No último sábado (05), o atleta ajudou a…