Com um a mais, Suíça sofre mas bate a Albânia na estreia da Euro

Em dia apagado de Xhaka e Shaqiri, Schär marca e garante a vitória da La Nati

A Seleção da Suíça sofreu para vencer a Albânia por 1 a 0, mesmo com um homem a mais durante boa parte do jogo. A parida foi realizada no Estádio Bollaert-Delelis, em Lens Agglo, neste sábado (11), às 10h da manhã (de Brasília), na estreia de ambas seleções na Euro. O gol foi marcado pelo zagueiro Schär, garantindo os 3 pontos em um jogo tecnicamente fraco, mas com boas intervenções dos arqueiros.
A partida começou tranquila, sem intensidade das duas partes, até que aos 5, após cobrança de escanteio efetuada por Shaqiri, Berisha sai mal e o zagueiro Schär, livre de marcação, completa para o gol, abrindo o placar para os suíços. O jogo permaneceu morno, sem grandes chances para as seleções. Os poucos lances de ataque eram desperdiçados por Seferovic. Com isso, a Albânia foi gostando do jogo e aos 25, Taulant Xhaka, irmão do suíço Granit Xhaka, tabela com Roshi e chuta, mas manda para fora. Dois minutos depois, Hysaj lança Sadiku nas costas da zaga, no chamado facão, que bate rasteiro, mas Sommer faz grande defesa e evita o empate. A Albânia dominava a partida e o empate poderia sair à qualquer momento, mas aos 35, veio um balde de água fria. O zagueiro e capitão Cana escorrega na disputa de bola, bate com a mão na bola e o árbitro marca falta. Como já tinha amarelo, recebeu o segundo e fui expulso de campo. Na cobrança, Dzemaili solta a bomba, no canto do goleiro e acerta a trave, quase ampliando o marcador. Três minutos depois, Shaqiri faz boa jogada pela direita, toca para Lichtsteiner, que rola para Dzemaili, que chega batendo firme, mas a bola vai a direita do goleiro, levando muito perigo. Melhor no jogo, a Suíça sufocava a Albânia e, após jogada pela esquerda, Seferovic recebe e bate forte, mas Berisha faz outra boa defesa. No fim do primeiro tempo a Suíça conseguiu se impor com um a mais e foi para o intervalo melhor na partida.

Seferovic foi quem teve mais chances de ampliar o marcador. (Foto: site UEFA)

Na volta para o segundo tempo, os suíços permaneceram melhores e já aos 7, Seferovic recebe outro passe na grande área, corta e bate no canto, mas Berisha faz outra grande intervenção. O duelo entre os dois ficava cada vez mais interessante. O técnico Vladimir Petkovic tentou apostar na velocidade e colocou o garoto Embolo na vaga de Mehmedi, que praticamente não entrou em campo. Aos 21, novo duelo Seferovic x Berisha. O atacante suíço recebe em velocidade e bate para o gol, mas o arqueiro albanês evita o gol novamente. Não era dia do Seferovic. Aos 30, Dzemaili deu lugar ao meia Frei, mas um minuto depois a Albânia voltou a chegar com perigo. Sadiku recebe bom passe, no costado de Ricardo Rodríguez, desloca Sommer mas acerta a rede pelo lado de fora, na melhor chance dos albaneses na partida. Pouco depois, em boa chegada dos suíços, Xherdan Shaqiri bateu forte mas Berisha novamente evitou o gol. Mesmo com um menos, a Albânia foi para cima no fim da partida, e aos 41, outra grande chance perdida. Abrashi faz belo lançamento para Grashi que, totalmente livre de marcação, meteu o pé esquerdo na bola, mas Sommer fez um milagre e com a ponta dos dedos salvou aquele que seria o gol de empate. Vendo a pressão que a Albânia ensaiava, Petkovic colocou o volante Gelson Fernandes no lugar de Shaqiri para reforçar a marcação, mas não tiveram mais lances de perigo e partida acabou com vitória Suíça. As duas equipes voltam à campo pela Euro na próxima quarta feira (15). A Suíça enfrenta a Romênia, às 13h (de Brasília), no Estádio Parc des Princes, em Paris. Já Albânia enfrenta a anfitriã França, às 16h, no Estádio Vélodrome, em Marselha.

Sommer garatiu a vitória da Suíça no fim da partida. (Foto: site UEFA)

Ficha Técnica
Albânia 0 x 1 Suíça

Local: Estádio Bollaert-Delelis, Lens Agglo – FRA;
Data: 11 de Junho de 2016 (Sábado);
Horário: 10h (Horário de Brasília);
Trio de Arbitragem: Carlos Velasco Carballo (Árbitro – ESP); Roberto Alonso e Juan Yuste (Assistentes – ambos da ESP);
Público: 33.805 torcedores
Renda: Não divulgada
Cartões amarelos: Kaçe, Mavraj e Kukeli (Albânia); Schär (Suíça);
Cartões vermelhos: Cana (Albânia);
Gols: Schär, aos 5 minutos do primeiro tempo;

ALBÂNIA: Berisha; Hysaj, Cana, Mavraj e Agolli; Abrashi, Kukeli e Taulant Xhaka (Kaçe); Roshi (Çikalleshi), Lenjani e Sadiku (Gashi)
Técnico: Giovanni de Biasi

SUÍÇA: Sommer; Lichsteiner, Schär, Djourou e Rodriguez; Behrami, Granit Xhaka, Shaqiri (Gelson Fernandes), Dzemaili (Frei) e Mehmedi (Embolo); Seferovic
Técnico: Vladimir Petkovic