Eurocopa

Com um a mais, Suíça sofre mas bate a Albânia na estreia da Euro

Em dia apagado de Xhaka e Shaqiri, Schär marca e garante a vitória da La Nati

A Seleção da Suíça sofreu para vencer a Albânia por 1 a 0, mesmo com um homem a mais durante boa parte do jogo. A parida foi realizada no Estádio Bollaert-Delelis, em Lens Agglo, neste sábado (11), às 10h da manhã (de Brasília), na estreia de ambas seleções na Euro. O gol foi marcado pelo zagueiro Schär, garantindo os 3 pontos em um jogo tecnicamente fraco, mas com boas intervenções dos arqueiros.
A partida começou tranquila, sem intensidade das duas partes, até que aos 5, após cobrança de escanteio efetuada por Shaqiri, Berisha sai mal e o zagueiro Schär, livre de marcação, completa para o gol, abrindo o placar para os suíços. O jogo permaneceu morno, sem grandes chances para as seleções. Os poucos lances de ataque eram desperdiçados por Seferovic. Com isso, a Albânia foi gostando do jogo e aos 25, Taulant Xhaka, irmão do suíço Granit Xhaka, tabela com Roshi e chuta, mas manda para fora. Dois minutos depois, Hysaj lança Sadiku nas costas da zaga, no chamado facão, que bate rasteiro, mas Sommer faz grande defesa e evita o empate. A Albânia dominava a partida e o empate poderia sair à qualquer momento, mas aos 35, veio um balde de água fria. O zagueiro e capitão Cana escorrega na disputa de bola, bate com a mão na bola e o árbitro marca falta. Como já tinha amarelo, recebeu o segundo e fui expulso de campo. Na cobrança, Dzemaili solta a bomba, no canto do goleiro e acerta a trave, quase ampliando o marcador. Três minutos depois, Shaqiri faz boa jogada pela direita, toca para Lichtsteiner, que rola para Dzemaili, que chega batendo firme, mas a bola vai a direita do goleiro, levando muito perigo. Melhor no jogo, a Suíça sufocava a Albânia e, após jogada pela esquerda, Seferovic recebe e bate forte, mas Berisha faz outra boa defesa. No fim do primeiro tempo a Suíça conseguiu se impor com um a mais e foi para o intervalo melhor na partida.

Seferovic foi quem teve mais chances de ampliar o marcador. (Foto: site UEFA)

Na volta para o segundo tempo, os suíços permaneceram melhores e já aos 7, Seferovic recebe outro passe na grande área, corta e bate no canto, mas Berisha faz outra grande intervenção. O duelo entre os dois ficava cada vez mais interessante. O técnico Vladimir Petkovic tentou apostar na velocidade e colocou o garoto Embolo na vaga de Mehmedi, que praticamente não entrou em campo. Aos 21, novo duelo Seferovic x Berisha. O atacante suíço recebe em velocidade e bate para o gol, mas o arqueiro albanês evita o gol novamente. Não era dia do Seferovic. Aos 30, Dzemaili deu lugar ao meia Frei, mas um minuto depois a Albânia voltou a chegar com perigo. Sadiku recebe bom passe, no costado de Ricardo Rodríguez, desloca Sommer mas acerta a rede pelo lado de fora, na melhor chance dos albaneses na partida. Pouco depois, em boa chegada dos suíços, Xherdan Shaqiri bateu forte mas Berisha novamente evitou o gol. Mesmo com um menos, a Albânia foi para cima no fim da partida, e aos 41, outra grande chance perdida. Abrashi faz belo lançamento para Grashi que, totalmente livre de marcação, meteu o pé esquerdo na bola, mas Sommer fez um milagre e com a ponta dos dedos salvou aquele que seria o gol de empate. Vendo a pressão que a Albânia ensaiava, Petkovic colocou o volante Gelson Fernandes no lugar de Shaqiri para reforçar a marcação, mas não tiveram mais lances de perigo e partida acabou com vitória Suíça. As duas equipes voltam à campo pela Euro na próxima quarta feira (15). A Suíça enfrenta a Romênia, às 13h (de Brasília), no Estádio Parc des Princes, em Paris. Já Albânia enfrenta a anfitriã França, às 16h, no Estádio Vélodrome, em Marselha.

Sommer garatiu a vitória da Suíça no fim da partida. (Foto: site UEFA)

Ficha Técnica
Albânia 0 x 1 Suíça

Local: Estádio Bollaert-Delelis, Lens Agglo – FRA;
Data: 11 de Junho de 2016 (Sábado);
Horário: 10h (Horário de Brasília);
Trio de Arbitragem: Carlos Velasco Carballo (Árbitro – ESP); Roberto Alonso e Juan Yuste (Assistentes – ambos da ESP);
Público: 33.805 torcedores
Renda: Não divulgada
Cartões amarelos: Kaçe, Mavraj e Kukeli (Albânia); Schär (Suíça);
Cartões vermelhos: Cana (Albânia);
Gols: Schär, aos 5 minutos do primeiro tempo;

ALBÂNIA: Berisha; Hysaj, Cana, Mavraj e Agolli; Abrashi, Kukeli e Taulant Xhaka (Kaçe); Roshi (Çikalleshi), Lenjani e Sadiku (Gashi)
Técnico: Giovanni de Biasi

SUÍÇA: Sommer; Lichsteiner, Schär, Djourou e Rodriguez; Behrami, Granit Xhaka, Shaqiri (Gelson Fernandes), Dzemaili (Frei) e Mehmedi (Embolo); Seferovic
Técnico: Vladimir Petkovic

Últimos Posts

Na mira do Real Madrid, Xabi Alonso se despede do Bayer Leverkusen

Na mira do Real Madrid, o técnico Xabi Alonso foi homenageado e se despediu do Bayer Leverkusen neste domingo (11).…

11 de maio de 2025

Eleito melhor em campo no El Clássico, Raphinha discorda: “Não fiz um grande jogo”

O Barcelona bateu o Real Madrid em um El Clássico frenético neste domingo (11), com dois gols do brasileiro Raphinha.…

11 de maio de 2025

Artilheiro do Brasileiro, Arrascaeta, do Flamengo, se aproxima de marcas expressivas

Autor do gol da vitória do Flamengo diante do Bahia, o meia Arrascaeta assumiu a artilharia da Série A do Campeonato…

11 de maio de 2025