EUROCOPA: PAÍS DE GALES
ESCUDO DO PAÍS DE GALES
A Seleção Galesa de Futebol representa o País de Gales nas competições de futebol da FIFA. Teve apenas uma participação em Copas do Mundo, em 1958, conseguindo chegar às quartas-de-final. Conseguiu sua participação para a Eurocopa de 2016, o primeiro campeonato continental que será disputado pela equipe.
Uma seleção com poucas chances de sair campeã, País de Gales entra obviamente para fazer o melhor, porém com uma missão diferente das grandes seleções da competição. Com um grupo não tão difícil, os Galeses imaginam que consigam a classificação para a fase Mata-Mata.
Apesar de não ser uma grande potência dessa Eurocopa, a seleção Galesa tem em seu elenco, jogadores que podem surpreender na competição. Um deles é o zagueiro capitão da equipe Ashley Williams de 31 anos. Defende atualmente o Swansea City (ING).
ASHLEY EM AÇÃO PELA SELEÇÃO GALESA.
O grupo da seleção Galesa tem as seleções de Eslováquia, Rússia e uma das favoritas a conquista, Inglaterra.
Grupo teoricamente não é um dos mais fortes da competição. Mas quando se trata de futebol, não tem nenhuma certeza. País de Gales ficando em segundo, já classifica. Caso fique em terceiro, tem a esperança de ter uma campanha melhor que os terceiros colocados dos outros grupos.
Christopher Patrick “Chris” Coleman é um ex-jogador de futebol. Nascido em Swansea, no dia 10 de Junho de 1970 é atualmente o treinador da Seleção Galesa de Futebol.
TREINADOR CHRIS COLEMAN
Coleman começou sua carreira no Swansea City, depois defendeu o Crystal Palace, Blackburn e Fulham, além disso jogou pela Seleção Galesa de Futebol, por onde marcou 4 gols em 32 jogos.
Em seguida inicia sua carreira de treinador de futebol, no Fulham, onde foi o último clube como jogador, depois comandou o Real Sociedad, da Espanha. Coventry City e o grego Larissa. E desde 2012 comanda a Seleção Galesa de Futebol.
Sem dúvida nenhuma, quando se fala em País de Gales não tem como pensar no atacante do Real Madrid, Gareth Bale, que hoje é o melhor jogador dessa seleção.
Estreou pela Seleção Galesa principal em 27 de maio de 2006 ante a Trinidad e Tobago, tornando-se o mais jovem a atuar por ela, com dezesseis anos e 315 dias.
Tornou-se também o jogador mais jovem a marcar um gol pela sua seleção na vitória por 1X0 na partida contra a Eslováquia, em 7 de outubro de 2006, válida pelas Eliminatórias da UEFA Euro 2008.
Brian Flynn, seu treinador da Seleção Galesa sub-21, comentou que notou em Bale algo especial, com talento natural como o compatriota Ryan Giggs. Indicou seu nome para o então treinador da seleção principal, John Toshack.
Bale anunciou seu interesse em participar dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que marcariam a formação da Seleção Britânica, uma vez que o Reino Unido é representado por um único selecionado para as competições olímpicas e, como sede, deveria estar presente em todos os esportes coletivos. A Associação de Futebol do País de Gales (assim como as da Escócia e Irlanda do Norte) foi contrária ao uso de seus atletas, o que fez Bale ameaçar processá-la caso o proibisse. Ele era um nome dado como certo, e, inclusive, vestiu o uniforme britânico em fotos de divulgação.
Porém, não pode participar em razão de uma lesão sofrida poucas semanas antes do evento.
Até então, Gareth Frank Bale tem 54 jogos com a camisa Galesa e 19 gols.
BALE COMEMORA UM DE SEUS GOLS COM A CAMISA DE SEU PAÍS
UNIFROME DOS GALÊSES PARA A EURO 2016
UNIFROME 1 / UNIFROME 2
A seleção Galesa estreia no sábado 11 de junho contra a Eslováquia no Stade de Bordeaux às 14:00 (de Brasília).
Na segunda rodada encara a favorita do grupo Inglaterra, na quinta-feira 16 de junho no Stade Felix Bollart às 11:00 da manhã (de Brasília).
E encerra sua participação na fase de grupos contra a Rússia na segunda-feira 20 de junho no Estádio Municipal de Toulouse às 17:00 (de Brasília).
Por: Luiz Henrique
@LuizHenrique97_
20 de maio de 2016.