EUROCOPA: UCRÂNIA

04

ESCUDO DA UCRÂNIA

Apesar dos jogadores da região da Ucrânia terem sido a base da Seleção Soviética de Futebol durante décadas, a Seleção Ucraniana de Futebol só fez sua primeira partida após o fim da União Soviética. Ainda assim, a equipe estava proibida de disputar competições oficiais até 1994.

Os ucranianos só conseguiram se classificar para uma grande competição internacional em 2005, após falharem na tentativa de se classificar para as Copas de 1998 e 2002 e Eurocopas de 1996, 2000 e 2004.

Seu primeiro título foi o bicampeonato da Universíada, quando conquistaram a medalha de ouro em 2007 e 2009 sendo os atuais campeões da competição. Também obtiveram uma medalha de prata em 2001.

Seleção que costuma fazer bons jogos, e surpreender, tem uma Eurocopa onde logo em seu grupo encara a Alemanha, uma das candidatas ao título da competição.

Anatoliy Oleksandrovych Tymoshchuk, em ucraniano, “Анатолій Олександрович Тимощук”. Nascido em Lutsk, no dia 30 de março de 1979 é o volante e capitão da seleção Ucraniana que atualmente joga pelo FC Kairat (CAZ). Um dos comandantes da equipe treinada pelo Mykhayl Fomenko.

Recém-bicampeão nacional, foi à Copa do Mundo de 2006, a primeira disputada pela Ucrânia independente. Embora a equipe não tenha brilhado, chegou às quartas-de-final, na melhor campanha de uma ex-República Soviética em Copas. Tymoschuk defende a Seleção Ucraniana desde 2000. Os trabalhos foram além, Tymoshchuk é capitão desde 2012 e será até este ano (2016), e depois de onde provavelmente encerrará sua carreira.

03

TYMOSHCHUK EM AÇÃO PELA SELEÇÃO UCRANIANA EM 2012.

O Grupo da Ucrânia na Eurocopa não é lá “essas coisas”. Apenas a Alemanha como rival, a seleção dos “Amarelos-Azuis” não deve ter muito trabalho para se classificar para a fase Mata-Mata da competição.

02