Romênia: A força dos anos 90 em uma nova roupagem
A seleção da Romênia de muitas tradições nos anos 90, volta a tona com um bom futebol e pode surpreender no Grupo A da Eurocopa
A seleção romena de futebol foi criada em 1909, a primeira aparição a nível mundial foi na primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai, a escolha dos atletas foi feita de forma curiosa pelo na época rei Carlos II, um grande entusiasta do futebol. A equipe ficou em segundo lugar no grupo de três composto pelo campeão Uruguai e o Peru. Disputou também em 1934 na Itália (sendo eliminado pela Tchecoslováquia, atual República Tcheca na primeira fase) e em 1938, na França, eliminado por Cuba nos pênaltis de forma surpreendente na primeira fase.
Em 1970, na Copa do México, voltou ao cenário mundial, eliminado na primeira fase, perdeu para o campeão da competição Brasil por 3 a 2, direito a dois gols de Pelé. Na década de 80, disputou a Eurocopa de 1984, sendo mais uma vez eliminado na primeira fase.
A década de ouro, começou na Itália na Copa do Mundo de 1990, passando pela primeira vez na primeira fase, com direito a empate contra a Argentina e vitória sobre a União Soviética, na segunda fase foi eliminado nos pênaltis para a Irlanda.
Em 1994, nos Estados Unidos, veio a consagração de um elenco aplicado taticamente e com futebol de sobra liderado pelo meia do Brescia, da Itália, Gheorghe Hagi, na primeira fase vitórias sobre o Estados Unidos por 1 a 0 e sobre a Colômbia por 3 a 1, primeiro lugar do Grupo A, na segunda fase, eliminou a temida seleção da Argentina, pelo placar de 3 a 2, dois gols de Dumitrescu e um do maestro Hagi, na quartas, em um jogo disputado, as penalidades máximas foram decisivas mais uma vez de forma contrária, 2 a 2 no tempo normal e vitória da Suécia por 5 a 4. Apesar da eliminação, o sentimento de dever cumprido se tornou evidente no país e nos jogadores.