A seleção da Romênia de muitas tradições nos anos 90, volta a tona com um bom futebol e pode surpreender no Grupo A da Eurocopa
A seleção romena de futebol foi criada em 1909, a primeira aparição a nível mundial foi na primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai, a escolha dos atletas foi feita de forma curiosa pelo na época rei Carlos II, um grande entusiasta do futebol. A equipe ficou em segundo lugar no grupo de três composto pelo campeão Uruguai e o Peru. Disputou também em 1934 na Itália (sendo eliminado pela Tchecoslováquia, atual República Tcheca na primeira fase) e em 1938, na França, eliminado por Cuba nos pênaltis de forma surpreendente na primeira fase.
Em 1970, na Copa do México, voltou ao cenário mundial, eliminado na primeira fase, perdeu para o campeão da competição Brasil por 3 a 2, direito a dois gols de Pelé. Na década de 80, disputou a Eurocopa de 1984, sendo mais uma vez eliminado na primeira fase.
A década de ouro, começou na Itália na Copa do Mundo de 1990, passando pela primeira vez na primeira fase, com direito a empate contra a Argentina e vitória sobre a União Soviética, na segunda fase foi eliminado nos pênaltis para a Irlanda.
Em 1994, nos Estados Unidos, veio a consagração de um elenco aplicado taticamente e com futebol de sobra liderado pelo meia do Brescia, da Itália, Gheorghe Hagi, na primeira fase vitórias sobre o Estados Unidos por 1 a 0 e sobre a Colômbia por 3 a 1, primeiro lugar do Grupo A, na segunda fase, eliminou a temida seleção da Argentina, pelo placar de 3 a 2, dois gols de Dumitrescu e um do maestro Hagi, na quartas, em um jogo disputado, as penalidades máximas foram decisivas mais uma vez de forma contrária, 2 a 2 no tempo normal e vitória da Suécia por 5 a 4. Apesar da eliminação, o sentimento de dever cumprido se tornou evidente no país e nos jogadores.
Em 1996, na Eurocopa, o selecionado foi eliminado na primeira fase com três derrotas. Na Copa da França de 1998, a última aparição mundial da equipe, na primeira fase venceu Inglaterra e Colômbia, deixando os ingleses na segunda posição do Grupo G, contudo na segunda fase, foi eliminado por 1 a 0 pela surpreendente seleção da Croácia, que chegou ao terceiro lugar do campeonato.
Na Eurocopa de 2000 na Bélgica e Países Baixos, passou da primeira fase com dificuldades e foi eliminado pela Itália por 2 a 0. A última vez em solo continental, foi em 2008 na Áustria e Suíça, eliminação na primeira fase conquistando dois pontos em três jogos.
Expectativas:
A seleção romena pode surpreender e chegar ao nível dos anos 1990, superando a Suíça, candidata maior a segunda vaga, a França é ampla favorita a liderança e a Albânia é o mero atirador em busca de pontuar para cumprir seu objetivo. A base da seleção é nacional, entretanto possuí atletas no Oriente Médio e nos grandes e médios centros Europeus. Por enquanto, a expectativa maior é de ficar na primeira fase.
Destaques:
Goleiros:
Ciprian Tătărusanu (de 30 anos, ex-Steaua Bucaresti e atualmente na Fiorentina)
Costel Pantilimon (de 29 anos, ex-Sunderland e atualmente no Watford)
Defensores:
O zagueiro Vlad Chiricheș (de 26 anos, ex-Tottenham e atualmente no Napoli)
O lateral-direito Cristian Săpunaru (de 32 anos, ex-Porto e atualmente no Pandurii, da Romênia)
O lateral-esquerdo Razvan Rat (de 35 anos, ex-Shakhtar Donetsk e atualmente no Rayo Vallecano)
Meio-campistas:
O meia Gabriel Torje (26 anos, ex-Udinese e atualmente no Osmanlispor, da Turquia)
O meia Alexandru Maxim (de 25 anos, ex-Espanyol B e atualmente no Stuttgart)
O meia Lucian Sânmărtean (de 36 anos, ex-Olympiakos e atualmente no Al Itthihad, da Arábia Saudita)
Atacantes:
Bogdan Stancu (de 28 anos, ex-Galatasaray e atualmente no Gençlerbirligi, da Turquia)
Florin Andone (de 23 anos, ex-Villareal B e atualmente no Córdoba)
Claudiu Keserü (de 29 anos, ex-Angers, da França e atualmente no Ludogorets Razgrad, da Bulgária)
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…
Para quem acompanha o mundo das apostas esportivas, a escolha do jogo certo pode fazer toda a diferença entre um red e…
Ynaiã, lateral direito do Athletic, segue acumulando conquistas importantes em sua carreira. No último sábado (05), o atleta ajudou a…