UEFA ameaça mudar o local da final da Eurocopa, diz jornal
Marcada para o dia 11 de julho em Wembley, a final da Eurocopa pode sofrer alteração importante até lá. Segundo informa o The Times, a UEFA inclui a possibilidade de transferir a decisão para a Hungria e deve gerar muita discussão.
A ameaça da entidade é devido a presença de 2.500 convidados VIPs na última partida da Euro, em Wembley, sendo estes, de acordo com o jornal britânico, “dirigentes da federação europeia e da FIFA, patrocinadores e dirigentes de TV e jornalistas”, que conforme as normas atuais do Reino Unido só podem entrar no estádio após 10 dias de isolamento.
Apesar dos ministros colocarem em pauta uma proposta para liberar funcionários da UEFA e da FIFA, a principal preocupação considerada pelo governo de Boris Johnson, atual primeiro-ministro do Reino Unido, são os dois riscos que estarão dispostos a correr. Pelo possível aumento na taxa de contaminação do vírus da Covid-19 e pelas reações do público, já que excederia as regras em vigor das quais restringem os deslocamentos britânicos.
Por isso, a Hungria é a solução escolhida pois as restrições são menores e Budapeste pode ser a “carta na manga” para contar com o estádio cheio, ao contrário de Wembley, que exigem a capacidade das semifinais e finais em 50%. Além disso, Boris Johnson, como relata o Times, está considerando não desagradar a UEFA e a FIFA visando aumentar suas chances para conseguir apoio na candidatura de sede da Copa do Mundo de 2030.