UEFA divulga comunicado que permite o uso de bandeiras LGBT por torcedores na Euro
A UEFA foi a público divulgar um comunicado que libera o uso de bandeiras com as cores do arco-íris, referente ao apoio à comunidade LGBTQ+. O parecer da entidade possui o intuito de desmentir alguns relatos e revelou não ter a proibição aos torcedores que levem as bandeiras aos estádios da Eurocopa já na partida que acontece hoje entre Holanda e República Tcheca, em Budapeste, na Hungria. A decisão veio após a UEFA responsabilizar as autoridades pela censura das bandeiras dos torcedores no jogo deste domingo.
Contrary to some reports in Dutch media, UEFA would like to clarify that it has not banned any rainbow-coloured symbols from the fan zone in Budapest, which is under the responsibility of the local authorities. UEFA would very much welcome any such symbol into the fan zone.
— UEFA (@UEFA) June 27, 2021
Ainda ontem a UEFA cedeu a pressão de patrocinadores e permitiu as bandeiras do arco-íris em anúncios que valeu nos primeiros jogos das oitavas de final da Eurocopa. Ainda assim, a autorização teve repercussão também depois da última terça-feira (22) a entidade ter vetado as cores pró-LGBTQIA+ quando a prefeitura de Munique planejava iluminar a Allianz Arena a favor do movimento e que alegou ser “uma organização politicamente e religiosamente neutra”.