A história de Andorra, país com cerca de 80 mil habitantes tem sua iniciação ao futebol na década de 1940, sendo que sua filiação a FIFA e a UEFA somente veio no ano de 1996. A primeira partida oficial do selecionado foi a derrota por 6 a 1 para a Estônia e apesar da evolução nos últimos anos, o esporte ainda é considerado amador. Em termos de equipes, o principais são o CE Principat (criado em 1989 e tri-campeão nacional), o FC Santa Coloma (atual hexacampeão consecutivo do país) e correndo por fora o Inter Escaldes, atual líder do campeonato e próximo de uma conquista inédita, o chileno Nicolás Medina (33 anos), ex-Huesca e Eibar é o grande destaque do elenco.
Porém, uma agremiação andorrana joga na quarta divisão da Espanha, além disso tem como proprietário o zagueiro Gerard Piqué, do Barcelona. O FC Andorra foi formulado em 1942, desde então é vinculado a Real Federação Espanhola de Futebol possuindo como maior feito ser vice-campeão da terceira liga no país e por consequência estar na segundona. No mais, em 1994 foi vencedor da Copa da Catalunha ao superar o Barça na semifinal e o Espanyol na final, desde 2018 é comandado pela Kosmos Holding e a partir disso trabalham na evolução do clube no cenário nacional.
Apesar do desconhecimento das pessoas sobre o futebol em Andorra, a localidade tem várias curiosidades interessantes. Por primeiro, a seleção já teve um brasileiro como técnico, nascido em Pedro Avellino-RN, Manuel Miluir (passou por equipes de Angola, Hong Kong, México, Peru e Portugal) comandou os andorranos por dois anos. Nessa época, apareceu um jovem defensor chamado Ildefons Lima que 22 anos depois marcou seu nome do livro dos recordes ao ser o jogador com maior tempo em uma seleção (1997-2019), no total foram 128 jogos com 11 gols. Aos 41 anos, ainda continua na ativa já passando por Triestina, Bellinzona, Las Palmas e Rayo Vallecano.
Ano passado, o atleta considerado lenda por muitos do futebol andorrano criticou os protocolos para prevenção do coronavírus nas partidas da seleção e desde então nunca foi mais chamado para atuar entre os principais do país, mesmo assim ele deixa o espaço aberto, caso queira contar novamente com seus serviços em entrevista ao jornal Sport: “Castigaram-me sem sequer abrirem um processo disciplinar e isto só pode ser feito por um órgão jurídico desportivo. Dizem-me que se quiser voltar, tenho de deixar a presidência da AFA”. Vale lembrar que o experiente jogador é também o presidente da Associação de Futebolistas Andorranos (AFA).
Outro recorde, agora negativo foi quebrado em 2019, foram duas décadas somente com derrotas nas Eliminatórias da Copa do Mundo Europeia, no total foram 56 partidas. O autor do gol contra a Moldávia foi o zagueiro Marc Vales, atualmente no Sandefjord, da primeira divisão norueguesa, além dele Iker de Eulate (19 anos, goleiro do Villarreal C), Marc García (32 anos, defensor do Montañesa), Max Llovera (24 anos, Grannolers da quarta divisão espanhola) e Márcio Viera (36 anos, meia descendente de portugueses e atualmente no Atlético Monzón) são outros atletas que atuam fora de Andorra.
Foto de capa: Federação Andorrana de Futebol.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.