Conheça as equipes e os confrontos das oitavas de final da UEFA Women’s Champions League

A UEFA Women’s Champions League chegou em sua fase mata-mata, com diversos times com potenciais enormes de ir longe na competição. Os confrontos das oitavas de final prometem ser intensos e interessantes. Conheça agora o sorteio e o repertório dos clubes na maior e mais importante competição de clubes do futebol feminino.

Créditos: Getty Images

Os confrontos serão realizados nos dias 3/4 e 10/11 de Março.

Wolfsburg (Alemanha) – LSK Kvinner (Noruega)
Barcelona (Espanha) – Fortuna Hjørring (Dinamarca)
Rosengård (Suécia) – St. Pölten (Áustria)
BIIK-Kazygurt (Cazaquistão) – Bayern Munique (Alemanha)
Manchester City (Inglaterra) – Fiorentina (Itália)
Sparta Praga (República Tcheca) – Paris Saint-Germain (França)
Lyon (França, campeão) – Brøndby (Dinamarca)
Chelsea (Inglaterra) – Atlético de Madrid (Espanha)

WOLFSBURG vs LSK KVINNER

Wolfsburg

O clube alemão foi campeão em duas oportunidades, nas temporadas 2012/13 e 2013/14, vencendo todas as oitavas de finais que disputou. Em oito partidas nessa fase, soma oito vitórias. Como dado negativo, sua derrota para o Lyon na temporada passada foi a quinta vez consecutiva em que o Wolfsburg foi eliminado pelo Lyon na competição.

LSK Kvinner

Sua melhor campanha foi na temporada 2018/19, quando caiu nas quartas de final para o Barcelona. Nas vezes em que chegou nas oitavas de final, foi eliminado duas vezes, conseguindo avançar em apenas uma delas. Se quiser garantir vaga na próxima edição da UEFA Women’s Champions League, precisará ganhar o título, por ter terminado em 5° lugar no campeonato norueguês.

BARCELONA vs FORTUNA HJØRRING

Barcelona

A melhor campanha do time catalão na competição foi na temporada 2018/19, onde foram vice-campeãs, mas foram derrotadas por 4 a 1 pelo poderosíssimo Lyon para a tristeza das catalãs. Em sete participações nas oitavas, o Barcelona foi eliminado em apenas uma delas.

Fortuna Hjørring

Sua melhor trajetória nessa competição foi um vice-campeonato na temporada 2002/03, perdendo para o Umeå da Suécia. Em suas participações nessa fase do campeonato não obteve muito sucesso, vencendo apenas uma das nove vezes em que chegou às oitavas de final. A única vitória viria contra o Brescia, na temporada 2016/17, já que na temporada em que chegou na final a competição possuía outro formato.

ROSENGÅRD vs ST. PÖLTEN

Rosengård

Conseguiram alcançar as semifinais na temporada 2002/03, quando ainda possuía o nome de Malmö FF. Das vezes em que as suecas chegaram nesta fase, venceram cinco dos oito confrontos que disputaram, possuindo um repertório positivo. Elas esperam ser a primeira equipe sueca a avançar para as quartas de finais desde a temporada 2017/18, onde até então, nenhum time da Dammallesvenskan (campeonato sueco) tinha ficado de fora das oito melhores equipes.

St. Pölten

Pela primeira vez em sua história, conseguiu chegar nas oitavas de final da mais importante competição de clubes do futebol feminino.

BIIK-KAZYGURT vs BAYERN DE MUNIQUE

Biik-Kazygurt

A fase de oitavas de final foi o mais longe que o clube cazaque conseguiu chegar. Foram eliminadas nas duas vezes em que chegaram nesse estágio, sendo uma delas justamente para o Bayern, na temporada passada.

Bayern de Munique

As alemãs esperam conseguir pelo menos uma vaga na final nesta temporada, já que sua melhor campanha foi ter alcançado as semifinais na temporada 2018/2019. Na história, as bávaras chegaram nessa fase quatro vezes, sendo eliminadas em apenas uma delas.

MANCHESTER CITY vs FIORENTINA

Manchester City

Por toda sua história, o mais longe que a equipe inglesa conseguiu chegar foi em duas semifinais, por duas temporadas seguidas, em 2016/17 e 2017/18. Das vezes que chegaram nas oitavas de final, conseguiram avançar em duas vezes, sendo eliminadas em uma oportunidade.

Fiorentina

O melhor resultado das italianas na competição foram justamente as oitavas de final, onde chegaram em duas oportunidades e sendo derrotadas em ambas.

SPARTA PRAHA vs PARIS SAINT-GERMAIN

Sparta Praha

Sua melhor campanha foi na temporada 2005/06, onde alcançaram às quartas de finais. Na época, a competição era disputada em outro formato. Já no formato atual, conseguiram chegar entre os oito melhores clubes em cinco vezes, mas foram derrotadas nas cinco. As tchecas pretendem quebrar esse tabu negativo nessa temporada.

Paris Saint-Germain

As francesas bateram na trave em duas oportunidades, sendo vice campeãs nas temporadas 2014/15 e 2016/17. Em 2015 a derrota foi para o Frankfurt, e em 2017 para o rival Lyon. Das seis vezes em que as parisienses chegaram nas oitavas, avançaram em cinco vezes. A brasileira Formiga, que completa 43 anos no próximo dia 3 de março, já se tornou a jogadora mais velha a jogar essa fase da competição.

LYON vs BRØNDBY

Lyon

Vencedor das últimas cinco edições de maneira consecutiva, o time francês soma sete títulos da UEFA Women’s Champions League, sendo assim, o maior campeão da competição. As francesas conseguiram chegar à fase de oitavas de final onze vezes, sendo eliminadas em apenas duas delas. Estão em busca do 8° título e o 6° de forma consecutiva.

Brøndby

As dinamarquesas conseguiram chegar nas semifinais da competição em três edições, mas não conseguiram ir além em nenhuma delas. Das sete vezes que chegaram entre as oito melhores equipes, avançaram em apenas duas oportunidades.

CHELSEA vs ATLÉTICO DE MADRID

Chelsea

As inglesas chegaram nas semifinais nas temporadas 2017/18 e 2018/19, porém, não avançaram em ambas. Em apenas três aparições nas oitavas de finais, avançaram duas vezes.

Atlético de Madrid

O melhor resultado das espanholas foi na temporada passada, quando foram eliminadas nas quartas de finais para outra equipe espanhola, o Barcelona. De apenas duas vezes nessa fase, avançou em uma oportunidade.