PACOS DE FERREIRA, PORTUGAL - APRIL 10: Referee Hugo Miguel reacts during the Liga NOS match between FC Pacos de Ferreira and SL Benfica at Estadio Capital do Movel on April 10, 2021 in Pacos de Ferreira, Portugal. Sporting stadiums around Portugal remain under strict restrictions due to the Coronavirus Pandemic as Government social distancing laws prohibit fans inside venues resulting in games being played behind closed doors. (Photo by Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images)
O Instituto Politécnico de Braga, de Portugal, elaborou um estudo com a intenção de verificar a influência da ausência de público no futebol. Segundo a publicação, as clubes de futebol não foram afetados, ao contrário dos árbitros.
Assim sendo, o estudo mencionando mostrou um resultado surpreendente ao revelar que os times da Liga NOS não são afetados pela ausência de público. “As equipes que jogam em casa tendem a ter maior probabilidade de vencer um jogo, ou seja, o efeito de jogar em casa prevalece, independentemente da existência de público ou não“, disse Pedro Esteves, coordenador do grupo de investigação do Instituto Politécnico de Braga. “Não se verificou ainda qualquer impacto da ausência de público em relação aos gols marcados, gols sofridos e percentagem de posse de bola, tanto nas equipes que jogavam em casa como nas que jogavam fora“, acrescentou, em declarações à Lusa.
Ainda assim, o trabalho de investigação revelou que o número de faltas a favor dos visitantes, por rodada, subiu de 141 para 152, sem o público. Além disso, os times da Liga NOS que jogam fora de casa têm recebido menos cartões amarelos (passou de 25 por rodada para 22). “Sem a presença de público, a arbitragem tende a ser mais rigorosa com as equipes que jogam em casa, sobretudo, ao nível do sancionamento de faltas, e, por outro lado, menos contundente na amostragem de cartões amarelos às equipes que jogam fora”, disse Pedro Esteves.
Foto: Getty Images
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.