FIFA divulga os candidatos a ser o “The Best” de 2020

A premiação do melhor jogador do mundo de 2020 esteve ameaça pela paralisação do futebol por conta de coronavírus. Mas, a FIFA decidiu prestigiar os melhores do ano em uma cerimônia virtual, marcada para o dia 17 de dezembro. A votação começa  hoje (25) e se estende até o dia 9 de dezembro. Os três finalistas serão revelados em uma data ainda não divulgada.

Diferente do prêmio Bola de Ouro, o melhor do mundo da FIFA será coroado, e Neymar chegou mais uma vez a lista de indicados. O brasileiro conseguiu ficar entre os 11 candidatos, que foram revelados na manhã desta quarta-feira (25). Além da categoria de melhor jogador, na qual o atual campeão é Lionel Messi, terá também a melhor jogadora, que tem Megan Rapinoe como atual campeã; o melhor técnico, tanto no feminino quanto no masculino, sendo Jürgen Klopp e Jill Ellis os vencedores em 2019; melhores goleiros, Alisson ganhou em 2019; e o prêmio Puskás, dado ao gol mais bonito da temporada, que atualmente pertece a Dániel Zsóri.

Os nomes favoritos para serem eleitos o melhor jogador de 2020 são o de Neymar e Lewandowski, finalistas da Champions League com o PSG e Bayern de Munique, respectivamente. Porém, o polaco chega com mais força, pois foi artilheiro da competição e da Bundesliga, além de ter ficado em segundo lugar no prêmio Chuteira de Ouro, e pela equipe alemã ter se consolidado campeã da UCL. Mas, obviamente que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi estão inclusos nessa lista, e os dois podem tirar o prêmio dos outros concorrentes, mesmo que a Juventus e o Barcelona não tenham sido espetaculares na temporada passada.

A primeira cerimônia do prêmio The Best foi em janeiro de 2017, desde lá somente dois brasileiros foram consagrados na premiação. Sendo eles a jogadora Marta, em 2018, e o goleiro Alison em 2019. A brasileira não foi indicada em 2020, mas o guarda-redes do Liverpool conseguiu mais uma vez está entre os melhores.

Veja a lista de indicados pela FIFA nas categorias:

Melhor jogador:

Thiago Alcântara (Espanha / Bayern e Liverpool)

Cristiano Ronaldo (Portugal / Juventus)

Kevin De Bruyne (Bélgica / Manchester City)

Robert Lewandowski (Polônia / Bayern)

Sadio Mané (Senegal / Liverpool)

Kylian Mbappé (França / PSG)

Lionel Messi (Argentina / Barcelona)

Neymar (Brasil / PSG)

Sergio Ramos (Espanha / Real Madrid)

Mohamed Salah (Egito / Liverpool)

Virgil van Dijk (Holanda / Liverpool)

Melhor jogadora:

Lucy Bronze (Inglaterra / Lyon e Manchester City)

Delphine Cascarino (França / Lyon)

Caroline Graham Hansen (Noruega / Barcelona)

Pernille Harder (Dnamarca / Wolfsburg e Chelsea)

Jennifer Hermoso (Espanha e Barcelona)

Ji So-yun (Coreia do Sul / Chelsea)