Rui Jorge, técnico da Seleção Portuguesa Sub-21, fala sobre a emigração precoce dos jogadores
Depois da Seleção Portuguesa ter vencido a Seleção Norueguesa por 4 a 1 num jogo das eliminatórias para a Euro Sub-21, Rui Jorge falou do tema.
Como apenas 4 dos 11 titulares de ontem jogam no Campeonato português, o técnico da Seleção falou sobre a saída precoce dos jogadores. Confira a resposta do técnico à pergunta sobre este tema:
“Eles saem porque são pretendidos por equipes que acreditam que eles são mais-valias para os seus projetos. Apesar da competição para alguns deles poder ser menor, o fato de treinarem e defrontarem jogadores de alto nível, permite que eles tenham um crescimento maior. O fato de estarem fora de casa os obriga a saber logo qual é o caminho do futebol profissional e os ajuda a perceber as dificuldades.
Esta é a vida deles. Eles vão fazer a vida disto e sabem que vão ter de lidar com contrariedades – seja no início da carreira, seja no meio ou no final – e vão ter de as superar se quiserem continuar no mais alto-nível.
Têm que trabalhar para jogar nos seus clubes e se afirmarem. E trabalhar para serem melhores do que os outros. Temos sempre aquela ideia de que se ficassem aqui jogariam mais, mas é uma sempre uma incógnita.
Eles precisam de jogar, mas precisam também de contextos globalmente positivos. E acho que praticamente todos eles têm isso.»