Südtirol, a união Alemanha/Itália que rompeu as barreiras de acesso

O time sediado na cidade de Bolzano pela primeira vez estará na segunda divisão nacional italiana, algo que ninguém da região havia conseguido na história. Vale lembrar, o Tirol do Sul (em português) assumiu o SV Milland em uma situação financeira caótica e rebaixado à considerada hoje sexta liga (antiga sétima).

Em termos geográficos, a localidade apesar de ter ficado muito tempo em domínio austríaco tem como base da população, os alemães e para completar em 1918 foi anexado a Itália.

Em 1995/1996, jogou a Promozione começando a sua trajetória no sistema amador, sendo que subiu logo para Eccellenza conquistando o título da competição.

Na temporada 1997/1998, chegou direto na Serie D (último nível antes do profissional) e com uma qualidade maior das equipes foi superando seu desempenho a cada temporada conquistando a vaga na Serie C2 (atualmente nem existe) no ano de 2000.

No início do século, o Fussball Club SüdTirol – Alto Adige SRL brigou para se estabilizar na antiga quarta divisão e conseguiu apesar de no meio do caminho ter passado por algumas dificuldades financeiras.

Como solução, Alfredo Sebastiani saiu da base e se tornou treinador principal, na 1ª temporada acabou salvando o time do rebaixamento, logo na sequência em 2009/2010 subiu para a Serie C1 e representou a região no nível profissional após duas décadas totalmente fora da rota (FC Bolzano na década de 1980).

Nos últimos anos, a agremiação alternou entre acessos e rebaixamentos contando com a presença de Giovanni Stroppa (treinador ex-Crotone e atual Monza) e jogadores como o marroquino El Kaddouri (ex-Napoli e jogando no PAOK).

Em 2013/2014 ficou nos playoffs de acesso, mas nesta temporada enfim conquistou a vaga na segunda divisão, sendo campeão com 90 pontos em 38 jogos. Lembrando que na competição existia times tradicionais como o Padova, Triestina, Piacenza e AlbinoLeffe.

Sobre o elenco começamos pelo goleiro Giacomo Poluzzi (34 anos, ex-Spal), o sistema defensivo conta com outro nome experiente, o zagueiro/lateral-direito Alessandro Malomo (33, ex-Venezia).

No meio-campo destacaremos Hannes Fink (32) que jogou sua carreira inteira pela equipe e se aposentou ao conseguir o tão sonhado acesso. No ataque, Manuel Fischnaller (28) nascido na cidade, entre idas e vindas já acumula sua terceira passagem, atuou também pelo Reggina.