Polêmica em Goodison Park
Hoje tivemos o retorno da melhor liga do mundo, a Premier League, e logo de cara o clássico da cidade de Liverpool.
Everton x Liverpool foi um jogo recheado de polêmicas. Logo no inicio do jogo tivemos o gol do Senegalês, Sadio Mané, aos 3′ do 1ºT. No minuto seguinte tivemos um dos lances mais polêmicos, a entrada violenta do goleiro dos Toffees, Jordan Pickford, no zagueiro dos Reds, Virgil Van Dijk. A entrada dura gerou reclamações dos jogadores de vermelho e tirou o holandês da partida, levando preocupação aos torcedores. A marcação de impedimento do zagueiro no lance evitou qualquer cartão ou penalidade para o goleiro. O jogo deu sequencia, e o lado azul de Liverpool empatou a partida aos 19′ com Michael Keane de cabeça, e levando o resultado para o vestiário no intervalo.
O Liverpool dominou a partida na volta para o segundo e aos 72′, Mohammed Salah coloca os Reds novamente na frente no placar, ao marcar um belo gol, o seu centésimo com a camisa do Liverpool. Porem aos 81′, Dominic Calvert-Lewin, o jovem centro avante e sensação na temporada do Everton, empatou com um golaço de cabeça. O inglês de 23 anos subiu no sexto andar para cabecear a bola, não dando chances para a zaga adversária e muito menos para o goleiro Adrian. Clavert-Lewis fez história ao ser o primeiro jogador a marcar nos 5 primeiros jogos dos toffies na Premier League, algo que não acontecia desde a temporada 1938/39 com Tommy Lawton.
O jogo se manteve movimentado até o ultimo instante de bola rolando. Aos 90′, o atacante brasileiro Richarlison foi expulso após uma entrada frontal e violenta no brasileiro naturalizado espanhol, Thiago Alcântara. O jogo se incendiou de vez nesse momento, e finalmente, aos 93′, já nos acréscimos, gol de Jordan Henderson para o Liverpool. Festa para o lado vermelho da cidade. Mas o VAR não deixou. O gol foi anulado por um impedimento milimétrico de Sadio Mané que participou da jogada.
O Derby terminou empatado em 2×2 e o tabu de 10 anos sem vitórias do Everton sobre o maior rival se manteve. Porém, os Toffees estão isolados na liderança do campeonato com 13 pontos e sonham com o inédito título da Premier League. Já os Reds, atuais campeões da liga, estão na 2º colocação com apenas 10 pontos e buscam o bicampeonato.