O que esperar da nova Fiorentina com Cesare Prandelli no comando técnico
A Fiorentina abriu um novo capítulo na sua história com a volta ao banco, após dez anos, do técnico Cesare Prandelli. O treinador nascido em Orzinuovi, conhece muito bem a Viola, e está pronto para assumir a equipe depois do decepcionante início de temporada de Giuseppe Iachini, que nunca conseguiu fazer com que os jogadores rendessem tudo que podiam. O próprio Prandelli disse em sua entrevista de apresentação: “A Fiorentina é um ‘bom motor’, que até agora não foi carburado da forma certa” e a função será inverter isso.
A principal novidade, provavelmente, será a mudança de formação, que irá ser completamente diferente da antiga. Depois de dois técnicos adeptos do 3-5-2 como Montella e Iachini, com Prandelli a Fiorentina irá dar adeus aos 3 zagueiros, para voltar a uma formação clássica com quatro defensores, onde as certezas são Biraghi e Pezella, além de Milenkovic, com Cáceres e Lirola, alternando pela direita. No meio, a mudança mais radical seria na função de Amrabat, que finalmente voltará a ser 2º volante, deixando a posição de 1º volante para Pulgar. A formação, pelo menos no início, será um 4-3-3 que pode virar um 4-2-3-1, portanto, o jogador que será usado para complementar o meio irá ser Castrovilli.
Durante sua apresentação, Prandelli também disse que não vê Kouame como um centroavante, e sim como um segundo atacante. Por isso, a função do comando de ataque irá para dois jogadores, Vlahovic e Cutrone. O primeiro é o típico 9 que poderia crescer demais com Prandelli, como foi com Pazzini, embora o técnico provavelmente queira um atacante mais experiente. O destino de Cutrone parece ser fora da Fiorentina, a Viola irá atrás de um atacante de peso e experiente, para preencher um espaço que desde sempre vimos que necessitava de melhores peças.
FOTO DE CAPA: Divulgação/Fiorentina