Após a derrota por 3 a 0 para o Athletico Paranaense e a eliminação na Copa do Brasil, a pressão sob o treinador Renato Gaúcho cresceu ainda mais. De acordo com informações do GE, o técnico pediu demissão do cargo, mas recebeu respaldo da diretoria que decidiu mantê-lo.
Mesmo com a permanência de Renato, alguns torcedores já dão como certa a saída do treinador caso o Flamengo seja derrotado pelo Atlético-MG neste sábado (30). Sendo assim, já começaram as especulações de nomes que poderiam substituir Portaluppi.
Grande parte dos rubro-negros defende que a diretoria deve investir novamente em um técnico estrangeiro, pensando nisso, o MF separou cinco treinadores de fora do Brasil que estão livre de contratos ou tem seus vínculos se encerrando em breve.
Paulo Fonseca

Português de 48 anos, Paulo Fonseca está livre no mercado desde que deixou a Roma no final da temporada passada. O treinador tem passagens pelo Porto e pelo Braga de Portugal, porém, o seu trabalho de destaque foi no Shakhtar Donetsk, onde conquistou o tricampeonato seguido da liga ucraniana.
Recentemente, Paulo foi apontado como possível novo técnico do Newcastle novo-rico no futebol inglês. O português seria o primeiro a assumir o time nesta nova fase.
André Villas-Boas

Mais um português a integrar a lista, André Villas-Boas está sem clube desde que deixou o Olympique de Marseille. De acordo com o portal Torcedores.com, André é nome forte nos bastidores do Flamengo desde a saída de Jorge Jesus, no entanto, a questão financeira é um grande entrave.
Ainda de acordo com a notícia, para contar com o treinador, o Flamengo teria que desembolsar cerca de 550 mil euros (R$ 3,5 milhões, pela cotação atual).
André Villas-Boas obteve grande destaque em sua passagem pelo Porto ao vencer o Campeonato Português e a Europa League.
Marcelo Gallardo

Multicampeão pelo River Plate, o argentino Marcelo Gallardo encerra seu vínculo com o clube em dezembro e até o momento, as partes não se acertaram para um renovação.
Pelo River Plate, Gallardo é tricampeão da Copa Argentina, além de ter alcançado por duas vezes a Glória Eterna na Libertadores. O técnico é apontado por muitos como o melhor comandante do futebol sul-americano.
Jorge Jesus

Considerado por muitos como maior técnico da história do Flamengo, Jorge Jesus tem contrato com o Benfica até o meio do ano que vem.
Sonho de consumo de grande parte dos torcedores do Flamengo, Jorge Jesus conseguiu amenizar a pressão sofrida no Benfica com um bom começo de temporada na liga portuguesa e também na UEFA Champions League. Recentemente, o treinador afirmou que ainda não é o momento de falar sobre sua renovação.
Pelo Rubro-Negro, Jorge Jesus foi o comandante do ano mágico de 2019 que terminou com as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. O Mister também tem no currículo a SuperCopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca.
Hernán Crespo

Grande centroavante argentino, Crespo está sem clube desde que deixou o São Paulo no dia 13 deste mês de outubro. O treinador teve um bom início de trabalho e conseguiu tirar o clube paulista da fila de títulos conquistando o Campeonato Paulista.
Após as eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil, Crespo acabou não se mantendo no cargo. No decorrer de sua passagem por Cotia, o técnico sofreu com bastante lesões em seu elenco.
A carreira de Crespo como treinador tem como grande marco a conquista da Copa Sul-Americana em 2020, quando o argentino comandava o Defensa y Justícia.
Acompanhe Paulo Oliveira no Twitter

Estudante e produtor de conteúdo, apaixonado por futebol brasileiro e mundial.
VEJA TAMBÉM:
Flamengo acerta contratação de Luis Henrique, ex-Botafogo
David Luiz nega possível saída do Flamengo para Inter de Milão: “Fake news”
Nicolás De La Cruz volta ao radar do Atlético Mineiro para 2023