PR - BRASILEIRAO - ATLETICO PR X GREMIO - ESPORTES - Técnico Renato Gaucho do Gremio durante partida da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018, realizada na Arena da Baixada, em Curitiba, neste sábado (25). Foto: Geraldo Bubniak /AGB
Apesar de ter conquistado o Campeonato Brasileiro e a Supercopa do Brasil, o técnico Rogério Ceni não tem convencido no cargo do Flamengo. A equipe não consegue desempenhar um bom futebol e a torcida não tem mais paciência para o comandante. Sendo assim, os dirigentes começam a cogitar uma possível saída de Rogério, mas não a curto prazo. No momento, o clube, além de pagar os salários do treinador, paga a multa que tinha com Domènec Torrent.
Nesse sentido, Rogério Ceni poderá deixar o Flamengo brevemente, por mais que não seja agora. Pensando nisso, o Mercado do Futebo listou alguns técnicos que estão disponíveis no mercado e podem assumir o comando da equipe em um futuro próximo, talvez antes mesmo do Brasileirão, já que o clube irá avaliar a situação de Ceni no fim do Carioca. São eles:
No início de 2020, o treinador espanhol foi demitido pelo Barcelona. Ainda assim, o seu sucessor não conseguiu obter sucesso imediato. O vestiário do clube catalão avaliava muito bem Valverde e não queriam sua demissão. Sendo assim, ele possui boas credenciais. Pelo Barcelona, venceu duas vezes o Campeonato Espanhol, além de uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. É conhecido por seu estilo de jogo baseado na posse de bola e na pressão sobre os adversários, e a disposição de revelar jogadores da base. Além disso, quando esteve no clube espanhol, conseguiu montar um bom sistema defensivo e que não sofria tanto quanto antes. Se encaixa nos preceitos do Flamengo.
Um dos principais nomes do futebol brasileiro. Alguns torcedores do Flamengo adoram a ideia, outros odeiam. Enquanto comandava o Grêmio, Renato Gaúcho já havia externado seu desejo de comandar o clube carioca. No entanto, as provocações no período em que o Rubro-Negro era comandado por Jorge Jesus e as várias menções sobre o investimento feito pelo clube irritaram alguns torcedores e dirigentes. No entanto, seu vasto currículo jogam a seu favor. Pelo Grêmio, conquistou Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana, Campeonato Gaúcho e Recopa Gaúcha. Sendo assim, é um dos maiores, se não o maior, treinador da história do clube gaúcho. É um nome interessante para o Flamengo.
Marco Silva é um dos jovens treinadores mais promissores do futebol português. Apesar de novo, já comandou equipes interessantes da Premier League, como Watford e Everton. O brasileiro Richarlison, constantemente convocado por Tite, foi potencializado nas mãos do português. No entanto, seu currículo é pouco recheado. Venceu a segunda divisão do Campeonato Português, com o Estoril, além da Taça de Portugal com o Sporting. Ele está sem clube desde 2019. O português é conhecido por gostar de atuar no esquema 4-3-3 e ter um ataque veloz, com um meio muito versátil. Silva gosta de um estilo de jogo progressivo e acelerado.
Mais um português na lista. Leonardo Jardim nunca comandou um gigante europeu. Assim, suas principais conquistas são com o Olympiacos, da Grécia, onde venceu o Campeonato Grego e a Copa da Grécia. Além disso, outro fator marcante foi quebrar a hegemonia do PSG na França. Na temporada 2016-17, com o Mônaco, Jardim sagrou-se campeão do Campeonato Francês. Além disso, chegou na semifinal da UEFA Champions League, eliminando o Manchester City nas quartas. Assim, foi o principal responsável pelo surgimento de Kylian Mbappé. Isso mostra sua capacidade de potencializar os jovens, além do estilo de jogo agressivo que combina com o Flamengo.
Aos 44 anos, Bruno Lage foi o treinador principal do Benfica por uma temporada, tendo substituído Rui Vitória no cargo. Quando deixou o comando da equipe B e assumiu o time principal, o Benfica tinha sete pontos de desvantagem para o Porto. Ainda assim, foi capaz de recuperar a desvantagem e acabou sendo campeão do Campeonato Português. Além disso, é um jovem treinador que gosta de apostar na base. Sendo assim, pode ser o nome certo para evoluir nomes importantes, como Rodrigo Muniz, Ramon, João Gomes, entre outros.
O português é conhecido no mercado europeu e comandou equipes importantes, como Chelsea, Tottenham, Internazionale e Porto. Sua passagem de maior sucesso foi na equipe portuguesa, quando venceu o Campeonato Português, a Taça de Portugal, a Supertaça de Portugal e a Liga Europa. Além disso, também foi vitorioso no Zenit, onde conquistou o Campeonato Russo, a Copa da Rússia e a Supercopa da Rússia. Por fim, seu último clube foi o Olympique de Marseille, da França. Assim, Villas-Boas gosta de um esquema com três zagueiros e prioriza pontas de velocidade, como Bruno Henrique.
Assim como Lage, Rui Vitória é outro treinador que esteve no Benfica e venceu por lá. O português venceu dois Campeonatos nacionais, assim como duas Copas e duas Copas da Liga. Além disso, ganhou uma Supercopa de Portugal. No entanto, após isso, rumou à Arábia Saudita, onde venceu um Campeonato e uma Supercopa sauditas. Por fim, é um treinador com capacidade para liderar um grupo vencedor e capaz de implementar um bom futebol ofensivo. Em Portugal, teve atritos com Gabigol, mas a evolução do atleta poderá impedir que aconteça de novo.
O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…
Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…
Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.