| | |

8 jovens promissores para ficar de olho na Libertadores de 2021

A Copa Libertadores da América se inicia nesta terça-feira (20). Dessa forma, a competição é uma das maiores vitrines de jovens talentos no futebol continental. Nesse sentido, muitos atletas buscam aproveitar as oportunidades para que possam despontar e surgirem propostas do futebol europeu. Sendo assim, o Mercado do Futebol listou promessas continentais que merecem uma observação especial durante o campeonato.

Federico Girotti (River Plate)

Foto: Getty Images

Para o ataque, o River Plate tem diferentes opções jovens, sendo Julián Álvarez o mais consolidado na equipe. No entanto, além dele, está um nome que deslumbrou desde o início pela capacidade de gol, pelo porte físico e pela visão sempre voltada para o gol rival. Trata-se de Federico Girotti, de apenas 21 anos.

Em 2020 ele estava prestes a deixar o Milionário e ir para a Europa, mas Marcelo Gallardo o convenceu a ficar. Na atual temporada, ele correspondeu as oportunidades que seu treinador lhe deu. O centroavante tem Girotti 1,91 m de altura, o que lhe permite prevalecer com facilidade no jogo aéreo, com grande força e destreza para se desvencilhar na área.

Thiago Almada (Vélez Sarsfield)

Foto: Getty Images

Há uma grande expectiva em Thiago Almada por conta do grande nível apresentado na última edição da Copa Sul-Americana, onde marcou quatro gols em oito jogos. Apesar de alguns problemas físicos, ele voltou ao bom nível de jogo no campeonato argentino da atual temporada. Além disso, ele é seguido por grandes clubes da Europa há anos.

As equipes do Velho Continente se deslumbram com a sua visão do jogo, com a sua forma de conduzir a bola e com a sua forma de filtrar as bolas decisivas em espaços muito reduzidos. Por fim, é um jogador que enche os olhos e que pode crescer muito mais. Recentemente, ele foi oferecido ao Flamengo, que avalia o investimento. No entanto, o negócio é difícil, porque a multa rescisória dele é de 25 milhões de dólares (R$ 138,7 milhões).

Rodrigo Muniz (Flamengo)

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O centroavante foi uma das figuras principais da última Copa Libertadores Sub-20 e também está sendo o nome de maior destaque no Campeonato Carioca, com cinco gols. É o artilheiro do Flamengo na competição. Então, o bom desempenho nestes primeiros meses de 2021 tem servido para conquistar a confiança de Rogério Ceni.

Então, aos 19 anos, é um centroavante imparável na área. Quando está com a bola, é praticamente impossível tirá-la e sem ela o seu trabalho de deslocamento no campo é essencial para a sua equipe. Além disso, ele também é um ótimo assistente. Por fim, seu 1,85 m de altura e sua potência física permitem prevalecer no jogo aéreo, uma de suas maiores virtudes.

Kayky (Fluminense)

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Aos 17 anos, o atacante já teve sua venda acertada para o Manchester City, no qual deve se apresentar na primeira semana de janeiro, em 2022. Assim, Kayky brilhou na equipe do Fluminense campeã do Brasileirão Sub-17 e se adaptou perfeitamente dentro do time profissional.

Dessa forma, pelo lado direito do campo, consegue driblar, gerar oportunidades com a sua visão de jogo e mudar as partidas com ações decisivas. Além disso, avança na regularidade e na condição física, algo fundamental para o seu crescimento como jogador. Por fim, sua margem de crescimento é alta, ainda mais já sendo fundamental nesse Fluminense.

Ângelo (Santos)

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na terceira fase da Libertadores, Ângelo se tornou o artilheiro mais jovem da história da Copa Libertadores após marcar contra o San Lorenzo. Além disso, no final do ano passado, o jovem estreou pelo Santos no Brasileirão ainda mais novo que Pelé. Assim, é conhecido pelo seu futebol ousado, sempre pronto para pedir bola e desequilibrar o jogo.

A preferência dele é atuar pelo lado direito do campo, mas é bastante móvel. No setor central também desdobra seus recursos e ajuda o Santos nas construções de jogadas. Suas condições técnicas são indiscutíveis e ele gosta de jogar apesar de sua curta experiência e extrema juventude.

Pedro Vite (Independiente del Valle)

Foto: Divulgação/Conmebol

Com apenas 19 anos, o atacante canhoto tem como principais características sua velocidade e os dribles. Ao longo de sua trajetória, Pedro Vite foi mudando de posição até se adaptar ao sistema do Del Valle, o que lhe tornou um jogador versátil. Além disso, ele possui bons movimentos, comandos orientados, jogo nas entrelinhas, chegada à zona e calma para tomar decisões.

Certamente é mais um talento formado nas divisões de base do clube equatoriano. Assim, ainda tem uma autoconfiança impressionante para se adaptar e assumir grandes responsabilidades. Vite já sabe o que é vencer uma Copa Libertadores, na edição Sub-20 do torneio em 2020, e agora quer repetir o feito com a primeira seleção.

Cristian Medina (Boca Juniors)

Foto: Divulgação/Twitter

Em um momento difícil para os Xeneizes, Medina, junto com jovens da base como Alan Varela, está aproveitando ao máximo as oportunidades que Miguel Ángel Russo lhe oferece. Teve minutos em todas as partidas que seu time disputou nesta temporada, quase todas como titular. Além disso, mostrou seu chute característico em seu primeiro gol como profissional.

Assim, Medina é um meio-campista muito completo. Ele não só organiza e distribui cumprindo o papel de pivô, mas também tem desdobramento, chegada na área e muito bom chute de fora da área. Sendo assim, é uma arma importante para o Boca Juniors.

Jordy Alcivar (LDU)

Foto: Divulgação/Twitter

O meio-campista equatoriano, peça chave para o sucesso de sua seleção na Copa do Mundo Sub-20 2019, já tem muita experiência na elite. Na última edição da Libertadores já teve atuações marcantes. No entanto, parece que este ano ganhou ainda mais peso e a sua presença no meio-campo será fundamental.

Por fim, Alcivar possui um bom posicionamento, além de ser obediente taticamente, ser dedicado e ter uma qualidade em iniciar a parte ofensiva. Sua saída de bola é uma das principais características, não à toa Miguel Ángel Ramírez buscou sua contratação para o Internacional, mas acabou não conseguindo. Assim, na atual temporada, com maturidade, está completo e 2021 pode marcar o seu futuro em termos de projeção.