‘A Glória Eterna’ do Flamengo completa um ano

23 de novembro de 2019, uma data comum para alguns e para outros o melhor dia de suas vidas. 38 anos, esse era o tempo exato do jejum do Flamengo em Libertadores. Gerações quem sonhavam em ver o time do coração levantando a taça mais cobiçada do continente, gerações que sentiram o gosto amargo de eliminações dolorosas e vexatórias, América do México em 2008, Léon em 2014, San Lorenzo em 2017 e Cruzeiro em 2018. Por qual motivo acreditar que 2019 seria diferente?

Sebastian Dominguez Salvador Cabañas America v Flamengo Copa Libertadores. Goal
Cabãnas, o carrasco do Flamengo. Foto: Goal.

2019 parecia ser mais um ano daqueles… troca de treinador antes do meio da temporada, eliminação precoce na Copa do Brasil, técnico estrangeiro que supostamente precisaria de tempo para adaptar seu estilo de jogo, vamos deixar pra 2020, né? Esse sentimento aumentou ainda mais quando no dia 24 de julho de 2019, o Flamengo perde para o Emelec fora de casa por 2×0. Nesse momento, nem mais o otimista dos flamenguistas descartava a famosa “flamengada”. Qual é? O português colocou o Rafinha na ponta e o Rodinei no time titular… E o Diego? Quebrou a perna, não joga mais na temporada. E agora? Pra zaga trouxeram um tal de Pablo, quem é esse? Um jogador de segunda divisão, esses caras estão pensando que o Flamengo é bagunça? Lamentável, mais um ano no cheirinho…

Veja sequência de imagens do lance que fraturou tornozelo de Diego em Emelec  x Flamengo | flamengo | ge
Segundos antes da lesão de Diego. Foto: Alexandre Vidal\Flamengo.

Dia 31 de julho de 2019, 21:49 da noite. Gabriel Barbosa marca o segundo gol do Flamengo e empata o placar agregado contra o Emelec, leva a partida para as penalidades máximas, dai em diante foi só festa… O tal zagueiro espanhol? Virou a muralha Marí. A zaga encaixou, as laterais viraram um porto seguro, o meio era uma verdadeira orquestra, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro, todos maestros de um mesmo musical. No comando? Um tal português que chegou cercado de desconfianças e se tornou simplesmente o “Mister”. O resto? O resto é história.

Aí já não é comigo', diz Gabigol ao ser questionado se quer ficar no  Flamengo após o empréstimo | LANCE!

Dia 23 de novembro de 2019, um ano atrás, o dia da ‘Glória Eterna’ rubro-negra. O dia em que ficou decidido que nasceriam muitos com o nome de “Gabriel”, “Bruno”, “Filipe”, “Gerson”, “Giorgian”, “Rafael”, “Everton”, “Jorge” e por ai vai… O dia em que o Flamengo pediu a mão da Libertadores em casamento e em um piscar de olhos, em exatamente 3 minutos, ela pensou e aceitou. A Libertadores é do Flamengo, depois de 38 anos de tentativa, O Mais Querido finalmente conseguiu. Dia 23 de novembro de 2020, o Flamengo está na véspera do primeiro jogo eliminatório da edição 2020 da Libertadores, e pode ter certeza, o clube carioca pretende renovar as bodas.

Gabriel Barbosa of Flamengo holds the trophy on a bus during the celebrations the day after Flamengo won the Copa CONMEBOL Libertadores on November...
Gabriel, o héroi do Flamengo na Libertadores 2019. Foto: Getty Images

Foto de capa: Getty Images

Resta1