Com o resultado muito favorável na partida de ida, o Flamengo voltou a enfrentar o Vasco neste domingo (21) valendo o título de campeão carioca no Maracanã. O Vasco precisaria vencer por dois gols de diferença para levar a partida para os pênaltis ou a partir de três gols de diferença para ser campeão carioca. O Flamengo poderia perder até por um gol de diferença que seria campeão carioca devido a vantagem construída no primeiro jogo da final no Nilton Santos.
Primeiro tempo:
Logo no início da partida parecia ser novamente um domínio rubro-negro como na última semana. Com 1 minuto de jogo o rubro-negro assustou. Gabigol levantou na área, Diego desviou e Arrascaeta finalizou para fácil defesa de Fernando Miguel.
Aos 2 minutos foi a vez do Vasco assustar. Werley subiu mais alto que a defesa do Flamengo e cabeceou para fora.
Aos 8 minutos novamente o Vasco assustava. Marrony escapou na velocidade de Léo Duarte e finalizou para fora, passando perto do travessão de Diego Alves.
Aos 12 minutos o Flamengo a dar perigo ao Vasco. Arrascaeta cobrou falta, Lucas Mineiro tirou e Renê de longe chuta próximo à trave de Fernando Miguel.
Aos 15 minutos a bola decidiu balançar as redes. Pará rolou a falta para Arrascaeta, que cruzou na cabeça de Willian Arão, marcando 1 a 0 para o Flamengo.
Aos 27 minutos o Flamengo novamente assustava em busca do segundo. Diego puxa contra-ataque e abre para Gabigol que chuta e vê Fernando Miguel fazer boa defesa.
Aos 28 minutos mais Flamengo. Gabigol em velocidade cruzou e Diego desviou para defesa do goleiro vascaíno.
Aos 30 minutos mais um lance de perigo do clube da Gávea. Arrascaeta em jogada ensaiada serviu Renê que de supresa chutou na rede pelo lado de fora.
O Flamengo mandava na partida mas o Vasco aos 33 minutos da primeira etapa quase arrancou o empate.
Após cruzamento na área, Diego Alves afastou e no rebote Pikachu chutou forte obrigando Renê a salvar praticamente em cima da linha.
Aos 34 minutos mais Vasco. Lucas Santos faz boa jogada em cima de Pará e Willian Arão e serve Lucas Mineiro que finaliza mal.
O Vasco melhorava na partida e aos 39 minutos voltava a assustar. Marrony cruza para Lucas Santos que chuta e a bola desvia em Pará, passando perto da trave.
Aos 44 minutos mais Vasco. Lucas Santos ganhou na disputa de cabeça e a bola foi para a linha de fundo, Danilo Barcelos se esticou mas o chute saiu fraco, para defesa de Diego Alves.
Segundo tempo:
Com 1 minuto do segundo tempo o Vasco mostrava porque tinha terminado melhor o primeiro tempo.
Yan Sasse ajeitou para Marrony que chutou para fora, perto da meta de Diego Alves.
Aos 3 minutos o Vasco voltava a assustar. Caceres tocou para Pikachu que chutou e Maxi Lopez desviou de letra para defesa de Diego Alves.
Aos 5 minutos mais um lance de perigo cruz-maltino. Raul chutou e a bola passou próximo ao gol de Diego Alves.
Aos 14 minutos o VAR aparecia.
Arrascaeta serviu Gabigol que ganhou em velocidade e driblou Fernando Miguel, para fazer o segundo do Flamengo no jogo. Após o lance ser analisado pelo VAR, o juiz anulou, dando impedimento de Gabriel.
Aos 18 minutos o Vasco voltava a assustar. Bruno César cruzou e Maxi Lopez chutou obrigando Diego Alves a fazer um milagre no Maracanã.
Aos 25 minutos Flamengo que era inferior ao Vasco na segunda etapa, voltava a assustar. Gabigol recebeu na esquerda e chutou fazendo a bola bater na trave e sair. Quase o segundo gol do Flamengo.
Aos 37 minutos o gol do título. Diego da passe espetacular para Vitinho que tinha acabado de entrar. O camisa 11 se livrou em velocidade da marcação e cara a cara com Fernando Miguel fez 2 a 0 Flamengo, fazendo 4 a 0 no agregado.
Aos 40 minutos quase que o Vasco diminuiu. Danilo Barcelos cobrou falta que acertou o travessão de Diego Alves.
Aos 42 minutos o Vasco ainda teve o zagueiro Werley expulso, após falta em Vitinho.
Com a vitória tranquila nas duas partidas o Flamengo conquistou o 35º título carioca, aumentando ainda mais a distância para os rivais carioca.
Com o título da taça rio e do campeonato carioca o Flamengo também dominou a seleção do campeonato com 6 jogadores.
Seleção do campeonato:
Jefferson (Bangu), Gilberto (Fluminense), Rodrigo Caio (Flamengo), Leandro Castan (Vasco), Renê (Flamengo), Cuéllar (Flamengo), Lucas Mineiro (Vasco), Marcos Júnior (Bangu), Bruno Henrique (Flamengo), Gabigol (Flamengo) e Everton Ribeiro (Flamengo).
Técnico: Fernando Diniz (Fluminense)
O atacante Bruno Henrique também terminou a competição como artilheiro, com 8 gols.
A cena que também marcou a final foi a do zagueiro Juan, que levantou a taça de campeão mesmo sem entrar em campo, em forma de homenagem. O jogador de 40 anos está prestes a se aposentar dos gramados. Após a derrota, o Vasco ainda demitiu o técnico Alberto Valentim.
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…