Em 2023, Gabigol tem menor média de gols desde que chegou ao Flamengo
O ano de 2023 não tem sido um dos melhores para Gabriel Barbosa, o Gabigol, com a camisa do Flamengo. O atacante rubro-negro perdeu espaço na equipe e, pela primeira vez desde que chegou, foi reserva durante boa parte da temporada.
E os números do atacante justificam o motivo da reserva. Em 2023, para se ter ideia, o jogador flamenguista tem a pior média de gols desde que ele chegou ao clube, em 2019.
Na atual temporada, são 20 gols em 57 partidas (0,35 por jogo). Além disso, ele não terminou como artilheiro de nenhuma competição. Para se ter ideia, desde que chegou ao Fla, Gabigol foi artilheiro duas vezes da Libertadores, duas vezes do Carioca e uma do Brasileirão.
Além disso, chama atenção a queda brusca de rendimento no Campeonato Brasileiro. Em 25 partidas até o momento, o jogador balançou as redes em apenas cinco oportunidades.
O número contrapõe os dados avassaladores que ele teve em 2019 e em 2020, por exemplo. No chamado “ano mágico”, ele fez impressionantes 25 gols em 29 partidas. No do octa, o número foi inferior, com 14 em 25 partidas, mas sendo extremamente decisivo na reta final, com seis gols e duas assistências nos últimos sete jogos.
Até mesmo no ano em que terminou com apenas uma Supercopa do Brasil e um estadual conquistados, em 2021, Gabigol teve uma média 0,76 gol por jogo (34 gols em 45 partidas). Os dados são do ge.